Biossensor detecta vírus da dengue e da zika ao mesmo tempo

Nova tecnologia tem como vantagem o baixo custo

Publicado em 26/07/2021 - 08:13 Por Beatriz Evaristo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O mosquito Aedes aegypti consegue transmitir dengue e zika ao mesmo tempo. Doenças como essas podem ser diagnosticadas com amostras de sangue. Existem testes separados para identificar o vírus que provoca cada uma dessas infecções. Mas um estudo da Universidade Federal de Goiás, em parceria com a Universidade de São Paulo, resultou na criação de um biossensor que detecta os dois tipos de vírus ao mesmo tempo. O universitário do curso de química da UFG Lucas de Castro conquistou o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, com o projeto dessa nova tecnologia.

Atualmente, os testes de dengue e zika disponíveis no mercado não são baratos. Em uma pesquisa de preço em laboratórios particulares, é possível encontrar teste do vírus da dengue por cerca de R$ 120. Já no caso do zika vírus, aparecem valores de até R$ 480. Além de detectar os dois tipos de vírus, o novo biossensor tem como vantagem o baixo custo, como explica o pesquisador Lucas de Castro.

Iniciado há cerca de dois anos, o estudo está em andamento e, segundo os pesquisadores, têm alcançado resultados preliminares satisfatórios. Ainda serão realizados mais testes antes de lançar o dispositivo no mercado.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

CRB e Vasco ficam no empate pela Série B

CRB e Vasco empataram em 1 a 1. Cruzeiro e Operário (PR) também ficaram no 1 a 1. O Remo venceu o Avaí por 2 a 1.

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde muda recomendação sobre vacinação de adolescentes

Porém, os conselhos que representam os secretários estaduais e municipais de Saúde defenderam a continuidade da vacinação na faixa etária de 12 a 17 anos e disseram que não foram consultados sobre a mudança. Para eles, a decisão não tem base técnica e científica, e coloca em risco a principal ação de controle da pandemia, que é a vacinação.

Baixar arquivo
Geral

Começam as celebrações da Semana Nacional do Transito

No Distrito Federal, as atividades começam um dia antes, nesta sexta-feira, no Museu da República. Estão previstas palestras com foco na segurança no trânsito, atividades com jogos educativos e apresentações artísticas.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz entrega 2,1 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde

A Fiocruz voltou fornecer os  imunizantes na segunda-feira, após duas semana de interrupção devido a atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo, que é importado da China.

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Cuidado materno é tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente

O cuidado materno e neonatal seguro é o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde para o Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021, comemorado nesta sexta-feira, dia 17.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai reduzir juros para financiamento da casa própria

Banco público anunciou redução de 0,4% na taxa de juros da linha de crédito imobiliário atrelada à poupança. A partir da mudança, será possível contratar financiamento pela modalidade com juros a partir de 2,95% ao ano, somadas à remuneração da caderneta. 

Baixar arquivo