No Brasil, 5 cientistas estão entre os mil mais influentes no mundo

Publicado em 05/07/2021 - 08:16 Por Vanessa Casalino, TV Brasil - São Paulo

Imagine uma lista com os mil cientistas mais influentes do mundo, que estudam mudanças climáticas. A agência de notícias Reuters fez esse ranking. E cinco pesquisadores de instituições brasileiras estão nele. O engenheiro Roberto Schaeffer é um deles. O cientista atua no programa de planejamento energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem pós-doutorado em energia nos Estados Unidos.

Roberto Schaeffer nem imaginava, mas a escolha o levaria aos estudos de mudanças climáticas, aqui no Brasil.

“Lá eu começo a criar um grupo na área de energia que cada vez mais começa a olhar a questão de mudança climática. E ao longo desses 25 anos a gente criou sob a minha coordenação talvez o grupo mais importante no Brasil, seguramente, o mais importante na América Latina também, na área de mitigação de mudanças climáticas, o que fazer pra lidar com as mudanças climáticas, um pouco essa minha carreira de sair de uma engenharia elétrica, ir pra área de energia e ao longo do caminho lidar com a questão energética mas a ambiental em particular.”

Outro nome que aparece na lista da Reuters é o do peruano José Antonio Marengo, que escolheu atuar aqui no Brasil. O cientista é também coordenador-geral de pesquisa e desenvolvimento no Cemaden, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, que já conhecemos do dia a dia. Pesquisa a Amazônia, mudanças climáticas e, com isso, José Antonio Marengo ajuda a salvar vidas.

“ Nós trabalhamos aqui no monitoramento e prevenção de riscos de desastres naturais. Desastres de origem hidro meteorológico, por exemplo, excesso de chuvas que podem dar lugar a enxurradas, deslizamentos de terra, enchentes, que são aquelas que matam mais pessoas durante o verão, também no longo prazo com secas. Infelizmente nós não podemos reduzir o número de fatalidades a zero, mas tem reduzido bastante.”

Entre os critérios para fazer parte dessa lista dos mil cientistas mais influentes do mundo estão a quantidade e a qualidade de artigos científicos publicados e a frequencia com que são citados por colegas cientistas e também pela imprensa. José Antônio Marengo destaca a importância de aproximar a ciência da população em geral e destaca que além de publicar livros e artigos, a gente também divulga isso em notícias, jornais, revistas, como Galileu, a Revista da Fapesp. “ Então todas as informações que geramos, tentamos popularizar pra que não fique como um livro na estante, mas sim algo que a população, que particularmente os tomadores de decisão possam ter acesso pra poder definir ações de governo.

Os dados para montar a lista da Reuters são extraídos de um portal de pesquisa acadêmica de uma empresa de tecnologia britânica. Um banco que contém centenas de milhares de artigos relacionados à ciência do clima, publicados por milhares de estudiosos.

Da tv brasil em são paulo para a rádio nacional, vc

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Escola de samba Portela se torna patrimônio imaterial e cultural

A maior campeã da história do Carnaval carioca, com 22 títulos, a Portela se tornou patrimônio imaterial e cultural do estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Surto de gripe no RJ lota unidades de pronto atendimento

Para especialistas, a baixa cobertura vacinal contra a gripe, nos dois anos de pandemia de coronavírus, fez com que a doença ganhasse espaço. Agora, com a circulação do vírus da gripe, o que se vê são pessoas relatando sinais de febre e dor no corpo.

Baixar arquivo
Saúde

Governo vai passar a exigir quarentena para viajantes não vacinados

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após o período de quarentena definido, os viajantes deverão apresentar um teste do tipo PCR negativo.

Baixar arquivo
Economia

Empregadores devem quitar parcelas suspensas do FGTS até hoje

Devem ser pagas todas as parcelas em aberto e, para evitar o acréscimo de encargos e multa, a Caixa alerta que a quitação deve ser feita dentro do prazo. A falta do recolhimento impede o empregador de emitir o Certificado de Regularidade do FGTS.

Baixar arquivo
Economia

Cepal aponta recuperação do comércio na América Latina e Caribe no ano

Essa recuperação, no entanto, não será igual em todos os países da América Latina e do Caribe, por causa das incertezas provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Governo assina contratos de concessão do 5G

Além de deixar a velocidade da internet cerca de 100 vezes mais rápida em comparação ao 4G, a tecnologia é capaz de integrar pessoas e objetos - a chamada tecnologia das coisas.

Baixar arquivo