Veneno de cascavel de Roraima pode provocar mais hemorragias

Publicado em 16/07/2021 - 13:37 Por Tony Ribeiro* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Uma cascavel nativa do estado de Roraima está provocando polêmicas na comunidade científica. Isso porque a serpente, catalogada com o nome científico de crotalus durissus ruruima, produz um veneno capaz de provocar hemorragias difíceis de serem controladas, principalmente se comparadas as provocadas pelos venenos de outros animais da mesma espécie. A descoberta foi feita pelos pesquisadores do grupo Snake Bite Roraima.

Segundo os cientistas, o veneno dessa serpente contém um alto número de toxinas, por isso, para estancar a hemorragia, é necessário utilizar uma dosagem muito maior de soro antiofídico da recomendada pelo Ministério da Saúde.

A professora do curso de medicina da Universidade Federal de Roraima, Manuela Pucca, é uma das pesquisadoras do grupo que estuda o veneno dessa espécie. Ela diz que existe riscos da aplicação da alta dosagem do antiveneno. De acordo com a pesquisadora, a doença pode levar à insuficiência renal crônica, obrigando o paciente a se submeter a processos de hemodiálise para a filtragem do sangue.

Apesar de catalogada há 55 anos, só há pouco tempo começaram os estudos sobre a mordida dessa espécie. E sim, eu disse mordida: pois, apesar do vocabulário popular tratar como picada, tanto as cobras quanto as serpentes possuem dentes, logo elas mordem e injetam o veneno na vítima.

Manuela Pucca ressalta a importância de se estudar as substâncias contidas nos venenos desses animais, podendo até mesmo dar origem a novos medicamentos.

O estado de Roraima tem a maior incidência de acidentes por mordidas de serpentes do Brasil. Em 2020, registrou um caso por dia em média.

*Com supervisão de Leila Santos

Edição: Leila Santos / GT Passos

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

RJ: Operação Chorume cumpre mandados de prisão no município de Carmo

Entre os alvos da operação, suspeitos de envolvimento no esquema, estão seis dos 11 vereadores do município. Segundo o Ministério Público, além de não fiscalizar contratos, eles teriam aprovado matérias de interesse do grupo criminoso, em contrapartida ao recebimento de propina.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil perde e fica fora da disputa do ouro no vôlei masculino

A luta pelo bronze acontecerá na madrugada deste sábado (7), à 1h30 (horário de Brasília), contra a Argentina.

Baixar arquivo
Esportes

Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe em Tóquio

Os baianos Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe na Olimpíada de Tóquio. No feminino, na categoria leve (até 60kg), a vaga foi garantida após a brasileira vencer a finlandesa Mira Potkonen por decisão unânime dos árbitros (5 a 0). Enquanto no masculino,

Baixar arquivo
Esportes

Caio Bonfim chega em 13º na marcha atlética de 20km

Ele competiu na madrugada desta quinta-feira (5), tendo encerrado a prova na 13ª colocação, com o tempo de 1h23min21s. A disputa aconteceu no Parque Sapporo Odori, no centro da cidade de Sapporo.

Baixar arquivo
Geral

Operação investiga esquema de golpe em investimentos de bitcoins

O alvo da operação é um suposto investidor especialista que teria lesado dezenas de pessoas em vários estados.

Baixar arquivo