Veneno de cascavel de Roraima pode provocar mais hemorragias

Publicado em 16/07/2021 - 13:37 Por Tony Ribeiro* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Uma cascavel nativa do estado de Roraima está provocando polêmicas na comunidade científica. Isso porque a serpente, catalogada com o nome científico de crotalus durissus ruruima, produz um veneno capaz de provocar hemorragias difíceis de serem controladas, principalmente se comparadas as provocadas pelos venenos de outros animais da mesma espécie. A descoberta foi feita pelos pesquisadores do grupo Snake Bite Roraima.

Segundo os cientistas, o veneno dessa serpente contém um alto número de toxinas, por isso, para estancar a hemorragia, é necessário utilizar uma dosagem muito maior de soro antiofídico da recomendada pelo Ministério da Saúde.

A professora do curso de medicina da Universidade Federal de Roraima, Manuela Pucca, é uma das pesquisadoras do grupo que estuda o veneno dessa espécie. Ela diz que existe riscos da aplicação da alta dosagem do antiveneno. De acordo com a pesquisadora, a doença pode levar à insuficiência renal crônica, obrigando o paciente a se submeter a processos de hemodiálise para a filtragem do sangue.

Apesar de catalogada há 55 anos, só há pouco tempo começaram os estudos sobre a mordida dessa espécie. E sim, eu disse mordida: pois, apesar do vocabulário popular tratar como picada, tanto as cobras quanto as serpentes possuem dentes, logo elas mordem e injetam o veneno na vítima.

Manuela Pucca ressalta a importância de se estudar as substâncias contidas nos venenos desses animais, podendo até mesmo dar origem a novos medicamentos.

O estado de Roraima tem a maior incidência de acidentes por mordidas de serpentes do Brasil. Em 2020, registrou um caso por dia em média.

*Com supervisão de Leila Santos

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo
Saúde

Incidência global de covid-19 está em alta: 4 milhões de novos casos

OMS divulgou esta quarta-feira o balanço semanal da pandemia de coronavírus, confirmando que a incidência alcançou um pico entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro.

Baixar arquivo
Saúde

OMS diz que vacinas disponíveis são eficazes contra variante Ômicron

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que não há razão para duvidar da eficácia das vacinas disponíveis contra a nova variante Ômicron, do coronavírus.

Baixar arquivo
Saúde

Rio vai receber mais 160 mil doses da vacina contra a gripe

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira a entrega doses da vacina até o final desta semana.

Baixar arquivo