Veneno de cascavel de Roraima pode provocar mais hemorragias

Publicado em 16/07/2021 - 13:37 Por Tony Ribeiro* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Uma cascavel nativa do estado de Roraima está provocando polêmicas na comunidade científica. Isso porque a serpente, catalogada com o nome científico de crotalus durissus ruruima, produz um veneno capaz de provocar hemorragias difíceis de serem controladas, principalmente se comparadas as provocadas pelos venenos de outros animais da mesma espécie. A descoberta foi feita pelos pesquisadores do grupo Snake Bite Roraima.

Segundo os cientistas, o veneno dessa serpente contém um alto número de toxinas, por isso, para estancar a hemorragia, é necessário utilizar uma dosagem muito maior de soro antiofídico da recomendada pelo Ministério da Saúde.

A professora do curso de medicina da Universidade Federal de Roraima, Manuela Pucca, é uma das pesquisadoras do grupo que estuda o veneno dessa espécie. Ela diz que existe riscos da aplicação da alta dosagem do antiveneno. De acordo com a pesquisadora, a doença pode levar à insuficiência renal crônica, obrigando o paciente a se submeter a processos de hemodiálise para a filtragem do sangue.

Apesar de catalogada há 55 anos, só há pouco tempo começaram os estudos sobre a mordida dessa espécie. E sim, eu disse mordida: pois, apesar do vocabulário popular tratar como picada, tanto as cobras quanto as serpentes possuem dentes, logo elas mordem e injetam o veneno na vítima.

Manuela Pucca ressalta a importância de se estudar as substâncias contidas nos venenos desses animais, podendo até mesmo dar origem a novos medicamentos.

O estado de Roraima tem a maior incidência de acidentes por mordidas de serpentes do Brasil. Em 2020, registrou um caso por dia em média.

*Com supervisão de Leila Santos

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo