Aplicativo pretende auxiliar no manejo sustentável da pesca

Ferramenta tem lista com 21 espécies de peixes

Publicado em 30/08/2021 - 08:05 Por Beatriz Evaristo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um aplicativo de rastreamento de peixes pode ser um aliado no manejo sustentável da pesca e na conservação da biodiversidade na Amazônia. Batizada de Ictio, que vem de peixes em latim, a ferramenta é resultado de uma parceria entre instituições nacionais e estrangeiras. A Universidade Federal de Rondônia é uma delas. A professora Carolina Dória explica que a coleta de informações para o aplicativo tem a colaboração de pescadores como cientistas-cidadão.

A pesquisadora Carolina Dória, do Laboratório de Ictiologia e Pesca, destaca que com essa nova tecnologia, vai ser possível levantar informações sobre a migração desses animais em diferentes pontos da Bacia Amazônica.

A lista tem 21 espécies. Os dados coletados serão disponibilizados para os colaboradores da Rede Ciência Cidadã na Amazônia, que conta com a participação de organizações que trabalham com comunidades ribeirinhas.

A professora Carolina Dória reforça que as informações geradas pelo aplicativo serão utilizadas apenas para a pesquisa.

Em Rondônia, o número de voluntários ainda é pequeno. A expectativa é chegar a cem participantes no estado até o final do ano.

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Meio Ambiente

Julho tem a média de temperatura mais quente registrada na história

Os dados do INMET, o Instituto Nacional de Meteorologia, revelaram que a temperatura média do mês passado foi de 22,8 graus célsius, um aumento de 0,82 graus acima da média histórica registrada em 2015

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Temperaturas de julho bateram recorde histórico, diz Inmet

Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelaram que a temperatura média do mês passado foi de 22,8ºC, fazendo deste julho de 2022 o mais quente que se tem registro na história do Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (10)

Boa Vista, em Roraima, apresenta tempo nublado pela manhã e chuviscos à tarde. A temperatura varia de 24 a 35º C. A umidade do ar fica entre 50 e 100%.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira a previsão do tempo nesta quarta-feira (10)

Em Curitiba, no Paraná, o dia fica encoberto com chuvisco. Os termômetros registram mínima de 8 e máxima de 13º C. A umidade do ar varia de 70 a 90%.

Baixar arquivo
Geral

Sudeste: confira a previsão do tempo nesta quarta-feira (10)

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, céu encoberto e temperatura variando de 15 a 27º C. A umidade do ar vai de 40 a 80%.

Baixar arquivo
Geral

Nordeste: confira a previsão do tempo nesta quarta-feira (10)

Em Salvador, na Bahia, céu claro pela manhã e encoberto à tarde. A temperatura varia de 20 a 29º C. A umidade relativa do ar fica entre 60 e 90%.

Baixar arquivo