Gameterapia é opção crescente em tratamentos de reabilitação corporal

Publicado em 06/09/2021 - 09:00 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Para muitos pacientes os tratamentos para reabilitar movimentos do corpo podem ser entediantes, por causa dos exercícios repetitivos e sessões cansativas. Uma solução cada vez mais difundida é a gameterapia, que usa videogames para auxiliar no tratamento.

Uma empresa de Belo Horizonte(MG) produz jogos eletrônicos com captura de movimentos voltados para esse tipo de terapia. O sócio e fundador Welington Teixeira conta que a ideia da empresa surgiu quando ele, que é profissional de tecnologia, era paciente da sua atual sócia. No sistema desenvolvido, uma câmera filma a pessoa e detecta braços e partes do corpo. Teixeira explica que o sistema se adapta melhor às necessidades dos pacientes do que os videogames comuns, porque permite calibrar os movimentos da pessoa aos do jogo, como num jogo de futebol, por exemplo, com as posições de atacante ou de goleiro.

Segundo o empresário, o sistema foi criado inicialmente para reabilitação motora. Mas depois identificaram o uso dos jogos para tratamento cognitivo, por causa dos estímulos visuais com cores e movimentos.

Além dos impactos diretos na recuperação do paciente, o lado lúdico e a diversão proporcionada pelos jogos é um fator de engajamento, conforme explica o fisioterapeuta Saul Rassy Carneiro, do Hospital Universitário João de Barros Barreto, que faz parte da Rede Ebserh, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Segundo ele, o “avatar” da pessoa no jogo, permite que a gameterapia estimule os processos de reabilitação funcional dos pacientes.

A técnica pode ajudar no tratamento de doenças neurológicas, ortopédicas, reumáticas, cardíacas, pulmonares e oncológicas. Até pacientes que sofrem com sequelas decorrentes da covid-19 podem contar com a gameterapia para recuperar a qualidade de vida.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

MPF recomenda que Funai renove portarias que protegem terras indígenas

As portarias são as únicas formas de proteção das áreas e dos povos isolados. O fim da validade dos documentos expõe os territórios ao risco de grilagens e ocupações irregulares.

Baixar arquivo
Saúde

Idosos de 84 a 89 anos podem tomar terceira dose nesta semana no Rio

Pacientes com alto grau de imunossupressão, maiores de 60 anos , também poderão se vacinar

Baixar arquivo
Segurança

Fiocruz supera 4,5 milhões de vacinas na semana

Com a entrega, a Fiocruz alcança a marca de 96,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo
Geral

Começa a Semana Nacional do Transito que discute a redução de mortes

Começou neste sábado,  e vai até o dia 27 deste mês, a Semana Nacional de Trânsito, com atividades de educação, conscientização e fiscalização nas ruas e estradas do país. Neste ano, o tema é ‘trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Baixar arquivo
Geral

Decreto permite a Anatel ampliar acesso a internet

Um decreto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro dá poder para a Anatel firmar compromissos com as operadoras de telecomunicações que ampliem o acesso à internet, especialmente nas localidades com baixa ou nenhuma conectividade.

Baixar arquivo