Começa em Campinas (SP) a 1ª Feira Brasileira do Nióbio

Publicado em 08/10/2021 - 19:44 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A primeira Feira Brasileira do Nióbio começou nesta sexta-feira (08) em Campinas, São Paulo. O evento reúne produtos desenvolvidos a partir da aplicação do metal, que é usado principalmente em aços especiais e superligas.

O Brasil é o maior produtor do mundo de nióbio e possui cerca de 98% da reserva global desse minério. A maior reserva em operação no planeta fica no município de Araxá, em Minas Gerais.

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Metalurgia e Mineração, Ricardo Fonseca Lima, destacou as propriedades do nióbio — que é empregado na fabricação de automóveis, aviões e navios — além de aparelhos de uso hospitalar e científico.

A abertura da Feira Brasileira do Nióbio teve a presença de autoridades do governo federal, incluindo o presidente Jair Bolsonaro e o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Após o evento, ele participou da inauguração de cinco novas estações do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais de Campinas.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a sonoplastia no rádio

A sonoplastia é uma grande aliada das produções radiofônicas, criando um ambiente que transporta o ouvinte para dentro de suas histórias. Tudo usando apenas seus efeitos sonoros.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Tartarugas verdes são vítimas da poluição das praias

Recentemente uma tartaruga-verde foi resgatada em Florianópolis, Santa Catarina, e está sendo reabilitada pelo Instituto Tamar. Mas o que chamou a atenção foi a grande quantidade de lixo encontrada nas fezes do animal.

Baixar arquivo
Geral

Dia dos Pais: conheça a história do pai que adotou seis meninos

O repórter Daniel Ito conversou com um pai bem diferente. Ele não é casado e não tem filhos biológicos. Ele adotou, sozinho, seis meninos ao longo dos últimos 14 anos. 

Baixar arquivo
Saúde

A OMS estuda mudar o nome da varíola dos macacos ou monkeypox

A ação quer evitar preconceito contra as pessoas infectadas e até casos de maus tratos contra os animais.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

RJ: Vasco e Defensoria realizam ação de reconhecimento de paternidade

Na véspera do Dia dos Pais, os jogadores do Vasco entraram em campo para a partida contra o Tombense, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, usando uma camisa sem seus nomes.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Polícia Civil do Rio investiga caso de racismo contra aluna da UERJ

O caso ocorreu no dia 4 de agosto e foi registrado como injúria racial e ameaça, na Delegacia de Polícia no bairro de Neves. A agressora seria uma colega de turma da vítima.

Baixar arquivo