Começa em Campinas (SP) a 1ª Feira Brasileira do Nióbio

Publicado em 08/10/2021 - 19:44 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A primeira Feira Brasileira do Nióbio começou nesta sexta-feira (08) em Campinas, São Paulo. O evento reúne produtos desenvolvidos a partir da aplicação do metal, que é usado principalmente em aços especiais e superligas.

O Brasil é o maior produtor do mundo de nióbio e possui cerca de 98% da reserva global desse minério. A maior reserva em operação no planeta fica no município de Araxá, em Minas Gerais.

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Metalurgia e Mineração, Ricardo Fonseca Lima, destacou as propriedades do nióbio — que é empregado na fabricação de automóveis, aviões e navios — além de aparelhos de uso hospitalar e científico.

A abertura da Feira Brasileira do Nióbio teve a presença de autoridades do governo federal, incluindo o presidente Jair Bolsonaro e o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Após o evento, ele participou da inauguração de cinco novas estações do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais de Campinas.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Senado aprova PEC que criminaliza posse e porte de drogas

O texto inclui no artigo 5º da Constituição que será crime a posse e o porte de droga sem autorização independente da quantidade. 

Baixar arquivo
Política

Lewandowski defende veto parcial à lei que proíbe a chamada saidinha

Para o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o veto do presidente Lula a pontos da lei que restringe as saídas temporárias de detentos, conhecidas como saidinhas, foi em defesa da família.

Baixar arquivo
Internacional

Israel continua a dificultar assistência em Gaza, acusa ONU

ONU também pede que seja facilitada a saída de crianças feridas que precisam de tratamento. E mais: incêndio atinge prédio histórico em Copenhague. E Estados Unidos fornecem informações sobre Julian Assange à justiça do Reino Unido.

Baixar arquivo
Geral

Inmet emite alerta laranja de perigo para chuvas intensas

Aviso laranja de perigo pra chuvas intensas inclui ventos fortes, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e  descargas elétricas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

“Quem tem fome, tem urgência”, afirma Joenia Wapichana

Em entrevista, a presidente da Funai falou da distribuição de cestas de alimentos para povos indígenas e de kits de ferramentas, para o desenvolvimento da agricultura. Também destacou a importância da demarcação das terras indígenas e o acesso à documentação civil. 

Baixar arquivo
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo