Queda do WhatsApp prejudica atividades profissionais e gera perdas

Publicado em 05/10/2021 - 10:10 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional* - Brasília

WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar por sete horas nesta segunda-feira. A falha, que começou no início da tarde, ocorreu tanto nos aplicativos de celular como nos sites dessas redes. Somente depois das 19h, essas redes sociais voltaram a funcionar.

Os três aplicativos pertencem ao Facebook, de Mark Zuckerberg. Com o problema, usuários do mundo todo não conseguiram enviar mensagens ou carregar novas postagens entre às 12h e 19h por falha ainda não detalhada pelo conglomerado. 

Essa pane afetou o trabalho e a rotina de muitos brasileiros. A engenheira civil Tammy Campi Biazon, que atualmente cuida de oito obras em Brasília, relata que foi preciso mobilizar a equipe para cuidar de assuntos que poderiam ser resolvidos pelo WhatsApp.

Outros profissionais, como a fonoaudióloga Maria Alves da Silva, ficaram impossibilitados de trabalhar. Com todos os pacientes do período da tarde com atendimento virtual, por terem comorbidades, foi preciso remarcar as sessões.

Durante a tarde, por meio do Twitter, o Facebook confirmou o problema de acesso relatado por usuários dos aplicativos, e pediu desculpas ‘por qualquer inconveniente’.

O WhatsApp também usou o Twitter para relatar o problema e informar que seria enviada uma atualização aos usuários. 

Já o Instagram informou que a rede social e ‘os amigos’, referindo-se às outras redes sociais, passavam por um momento difícil, que exigia paciência até a normalização. 

Pouco antes das 17h, Mike Schroepfer, oficial-chefe de tecnologia do Facebook, publicou um pedido de desculpas para os usuários impactados pelo que chamou de ‘erros de rede’.

Segundo dados da Nasdaq, bolsa de valores do mercado de tecnologia, o Facebook perdeu cerca de 5,34% de valor de mercado até o momento da falha, o equivalente a cerca de US$ 50 bilhões.

Outras redes sociais, como o Telegram e o Twitter, apresentaram instabilidade de maneira intermitente, com usuários de todo mundo registrando queixas pelo serviço internacional de monitoramento de servidores e aplicativos Downdetector.

*Com informações da Agência Brasil e produção de Renato Lima.

Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: Maré deve concluir campanha de vacinação em massa contra covid

O mutirão para aplicação da segunda dose teve início na quinta-feira (14) e está sendo realizado em clínicas da família e associações de moradores. A mutirão começou às 8h e segue até 17h. 

Baixar arquivo
Geral

INSS publica novo calendário para prova de vida

A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o final deste ano. Os aposentados e pensionistas que não realizaram o procedimento continuam recebendo o benefício.

Baixar arquivo