logo Radioagência Nacional
Inovação

Queda do WhatsApp prejudica atividades profissionais e gera perdas

Baixar
Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional*
05/10/2021 - 10:10
Brasília

WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar por sete horas nesta segunda-feira. A falha, que começou no início da tarde, ocorreu tanto nos aplicativos de celular como nos sites dessas redes. Somente depois das 19h, essas redes sociais voltaram a funcionar.

Os três aplicativos pertencem ao Facebook, de Mark Zuckerberg. Com o problema, usuários do mundo todo não conseguiram enviar mensagens ou carregar novas postagens entre às 12h e 19h por falha ainda não detalhada pelo conglomerado. 

Essa pane afetou o trabalho e a rotina de muitos brasileiros. A engenheira civil Tammy Campi Biazon, que atualmente cuida de oito obras em Brasília, relata que foi preciso mobilizar a equipe para cuidar de assuntos que poderiam ser resolvidos pelo WhatsApp.

Outros profissionais, como a fonoaudióloga Maria Alves da Silva, ficaram impossibilitados de trabalhar. Com todos os pacientes do período da tarde com atendimento virtual, por terem comorbidades, foi preciso remarcar as sessões.

Durante a tarde, por meio do Twitter, o Facebook confirmou o problema de acesso relatado por usuários dos aplicativos, e pediu desculpas ‘por qualquer inconveniente’.

O WhatsApp também usou o Twitter para relatar o problema e informar que seria enviada uma atualização aos usuários. 

Já o Instagram informou que a rede social e ‘os amigos’, referindo-se às outras redes sociais, passavam por um momento difícil, que exigia paciência até a normalização. 

Pouco antes das 17h, Mike Schroepfer, oficial-chefe de tecnologia do Facebook, publicou um pedido de desculpas para os usuários impactados pelo que chamou de ‘erros de rede’.

Segundo dados da Nasdaq, bolsa de valores do mercado de tecnologia, o Facebook perdeu cerca de 5,34% de valor de mercado até o momento da falha, o equivalente a cerca de US$ 50 bilhões.

Outras redes sociais, como o Telegram e o Twitter, apresentaram instabilidade de maneira intermitente, com usuários de todo mundo registrando queixas pelo serviço internacional de monitoramento de servidores e aplicativos Downdetector.

*Com informações da Agência Brasil e produção de Renato Lima.

x