Universidade Federal de Pernambuco cria produto que combate cárie

Publicado em 18/10/2021 - 07:46 Por Beatriz Evaristo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 18/10/2021 - 13:55

A cárie é uma deterioração no dente causada por bactérias. Para dar um jeito nisso, os dentistas costumam usar a broca. Mas o barulho desse motorzinho pode estar com os dias contados. Um estudo da Universidade Federal de Pernambuco resultou em uma fórmula composta por nanopartículas de prata para resolver o problema das cáries sem anestesia e sem dor.

De acordo com o pesquisador André Galembeck, a ação antimicrobiana do material já era conhecida e o grupo de pesquisa levou esse conhecimento para a área odontológica.

Basta passar o produto no dente afetado para conter a ação das bactérias. O pesquisador André Galembeck explica que a nova tecnologia vai reduzir o tempo de atendimento e o custo do tratamento.

A equipe trabalha com a aplicação de nanopartículas de prata em tratamento odontológico desde 2011. Os ensaios clínicos envolveram um grupo de mais de 2.000 crianças. O novo produto também pode ser combinado com o tratamento convencional de forma complementar. No caso de dentes permanentes, os pesquisadores esperam resultados tão bons quanto os obtidos nos dentes de leite.

 

*Áudio atualizado às 13h55 para correção de informação.

 

Edição: Leila Santos / Beatriz Arcoverde*

Últimas notícias
Justiça

Justiça nega pedido de habeas corpus do ex-vereador Dr. Jairinho

A defesa pediu que sua prisão fosse substituída por monitoramento eletrônico. O ex-vereador está preso desde abril do ano passado, acusado da morte do menino Henry Borel, de 4 anos.

Baixar arquivo
Economia

Rio de Janeiro terá primeira planta de geração de hidrogênio verde

O estado do Rio de Janeiro terá a primeira planta para geração de hidrogênio verde no país.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria vai trazer fortes chuvas no norte da região Nordeste

O alerta laranja para perigo no acumulado de chuva é do Instituto Nacional de Meteorologia e vale até domingo (22). As chuvas fortes, também devem atingir o norte do Pará, do Amazonas e Roraima, e todo o Amapá.

Baixar arquivo
Saúde

Portugal tem aumento de 33% no número de mortes por covid-19

País tem crescimento de casos de contágio e de mortes por Covid-19 nos últimos sete dias. Para os especialistas, o motivo é o avanço da linhagem BA.5 somado ao fim da obrigatoriedade do uso da máscara.

 

Baixar arquivo
Saúde

Turmas da UFMG suspendem aulas presenciais após casos de covid

O protocolo da universidade orienta a suspensão das atividades presenciais quando são notificados pelo menos três casos de coronavírus em uma mesma turma, no intervalo de uma semana.

Baixar arquivo
Justiça

Flordelis: Justiça nega solicitação para transferir julgamento

Flordelis está com o julgamento marcado no Júri Popular para o próximo dia 06 de junho. A ex-deputada é acusada de ter participado do assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

Baixar arquivo