Universidade Federal de Pernambuco cria produto que combate cárie

Publicado em 18/10/2021 - 07:46 Por Beatriz Evaristo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 18/10/2021 - 13:55

A cárie é uma deterioração no dente causada por bactérias. Para dar um jeito nisso, os dentistas costumam usar a broca. Mas o barulho desse motorzinho pode estar com os dias contados. Um estudo da Universidade Federal de Pernambuco resultou em uma fórmula composta por nanopartículas de prata para resolver o problema das cáries sem anestesia e sem dor.

De acordo com o pesquisador André Galembeck, a ação antimicrobiana do material já era conhecida e o grupo de pesquisa levou esse conhecimento para a área odontológica.

Basta passar o produto no dente afetado para conter a ação das bactérias. O pesquisador André Galembeck explica que a nova tecnologia vai reduzir o tempo de atendimento e o custo do tratamento.

A equipe trabalha com a aplicação de nanopartículas de prata em tratamento odontológico desde 2011. Os ensaios clínicos envolveram um grupo de mais de 2.000 crianças. O novo produto também pode ser combinado com o tratamento convencional de forma complementar. No caso de dentes permanentes, os pesquisadores esperam resultados tão bons quanto os obtidos nos dentes de leite.

 

*Áudio atualizado às 13h55 para correção de informação.

 

Edição: Leila Santos / Beatriz Arcoverde*

Últimas notícias
Geral

Holanda detecta 61 casos de Covid entre passageiros da África do Sul

Dois voos provenientes da África do Sul desembarcaram na Holanda com 61 passageiros contaminados pelo coronavírus. A suspeita é que eles estejam com a nova cepa, denominada Ômicron e com provável origem no país africano.

Baixar arquivo
Economia

Dieese: cerca de 83 milhões de brasileiros aguardam o pagamento do 13º

O mês de novembro está chegando ao fim e, com ele, a expectativa do trabalhador com carteira assinada de receber a primeira parcela do 13º salário. Isso por que o prazo de pagamento das empresas se encerra na próxima terça-feira, dia 30 de novembro. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil fechará fronteiras aéreas para seis países da África

Para conter a nova variante do coronavírus, o Brasil anunciou o fechamento das fronteiras aéreas com seis países da África. A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo e Palmeiras decidem a Copa Libertadores da América

A Rádio Nacional transmite Flamengo e Palmeiras para todo território brasileiro a partir das 17h. 

Baixar arquivo
Saúde

Boletim revela queda nos indicadores de transmissão da covid-19

O Observatório Covid-19 da Fiocruz indica também redução do número de casos registrados e de óbitos no país. Ainda assim, especialistas defendem medidas de prevenção, como a exigência de vacinação para entrada no Brasil, o uso de passaporte de vacinas em locais públicos e a testagem de viajantes no país.

Baixar arquivo
Saúde

Nova variante da Covid chega a Bélgica e preocupa Europa

De acordo com o Ministério da Saúde belga, trata-se de alguém que veio do exterior não vacinado e que testou positivo no dia 22 de novembro

Baixar arquivo