Medicamento anticovid produzido em Pernambuco será testado em animais

Publicado em 22/11/2021 - 10:12 Por Kéthuly Góes - Repórter da Rádio Universitária FM - Recife

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (UPE) estão desenvolvendo, em parceria com a financiadora de projetos Of Joseph do Brasil, uma molécula que será usada na produção de um medicamento antiviral e com atividade anti-inflamatória, ideal para prevenir a covid-19. Trata-se de um sistema nanoestruturado que recebeu o nome de Amparo. Essa molécula é criada a partir de uma proteína secretada pelo fígado, a “lectina ligadora de manose”, que já faz parte das defesas naturais do organismo. E o resultado será uma solução em forma de aerosol capaz de inativar o novo coronavírus na mucosa pulmonar.

Iniciado no ano passado, o estudo já passou por várias etapas e continua contando com a colaboração de 30 pesquisadores entusiasmados com o projeto, entre eles a professora Patrícia Moura. A expectativa dos pesquisadores é conseguir testar o Amparo em animais até o final deste ano. O registro internacional do medicamento vai permitir que ele passe por experimentação também na Holanda, por meio de um acordo de cooperação internacional da Of Joseph Brasil com centros de pesquisa da cidade de Maastricht.

Edição: Rádio Universitária FM/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo