Missão da Nasa busca desviar asteroide no espaço

Publicado em 23/11/2021 - 13:22 Por Adrielen Alves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Nada de filme hollywoodiano ou ficção científica. Uma missão da Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, será lançada na madrugada desta quarta-feira (24) rumo a um asteroide no espaço. 

É a DART, Missão de Teste de Redirecionamento de Asteróide Binário (tradução do inglês), que tem o objetivo de avaliar se é possível mudar o curso de um destes corpos celestes com o impacto de uma espaçonave. Com cerca de 620 kg e 19 metros de diâmetro, a nave será lançada em um foguete da Space X Falcon 9, direto da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia.

Segundo a Nasa, o alvo da missão é o asteróide Dimorphos, que faz parte do sistema duplo e orbita um maior batizado de Didymos. 

A missão conta com a colaboração da Agência Espacial Europeia que ajudará no trabalho de rastreio e contato com a espaçonave. 

De acordo com a Nasa e com a ESA, as rochas espaciais não são uma ameaça para a Terra, mas os testes são significativos para futuras ações envolvendo asteroides. 

A DART deve atingir Dimorphos em 2022 - um choque que deve alterar ligeiramente a rota e formar uma cratera, o que deve ser captado por telescópios terrestres. . 

Em 2024, uma outra missão da ESA seguirá rumo a dupla meteoros para fazer a coleta de dados e avaliar o impacto nas rochas.

Edição: Radiojornalismo - GT Passos

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é promulgada pelo Congresso Nacional

A proposta aprovada possibilita a mudança no cálculo do teto de gastos e abre um espaço de R$ 106 bilhões no Orçamento da União. Parte dos recursos deverá custear o Auxílio Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo