Missão da Nasa busca desviar asteroide no espaço

Publicado em 23/11/2021 - 13:22 Por Adrielen Alves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Nada de filme hollywoodiano ou ficção científica. Uma missão da Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, será lançada na madrugada desta quarta-feira (24) rumo a um asteroide no espaço. 

É a DART, Missão de Teste de Redirecionamento de Asteróide Binário (tradução do inglês), que tem o objetivo de avaliar se é possível mudar o curso de um destes corpos celestes com o impacto de uma espaçonave. Com cerca de 620 kg e 19 metros de diâmetro, a nave será lançada em um foguete da Space X Falcon 9, direto da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia.

Segundo a Nasa, o alvo da missão é o asteróide Dimorphos, que faz parte do sistema duplo e orbita um maior batizado de Didymos. 

A missão conta com a colaboração da Agência Espacial Europeia que ajudará no trabalho de rastreio e contato com a espaçonave. 

De acordo com a Nasa e com a ESA, as rochas espaciais não são uma ameaça para a Terra, mas os testes são significativos para futuras ações envolvendo asteroides. 

A DART deve atingir Dimorphos em 2022 - um choque que deve alterar ligeiramente a rota e formar uma cratera, o que deve ser captado por telescópios terrestres. . 

Em 2024, uma outra missão da ESA seguirá rumo a dupla meteoros para fazer a coleta de dados e avaliar o impacto nas rochas.

Edição: Radiojornalismo - GT Passos

Últimas notícias
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo