logo Radioagência Nacional
Inovação

Marcos Pontes fala sobre o Dia do Astronauta, celebrado hoje

Baixar
Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional
09/01/2022 - 16:40
Brasília
Astronaut Marcos Pontes
© Bill Ingalls/NASA

Este domingo (9) é o Dia do Astronauta. A data foi escolhida em homenagem à Missão Centenário que, em 2006,  levou o primeiro astronauta brasileiro ao espaço - o atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Esse feito se tornou um evento histórico, porque foi a primeira vez que um brasileiro e cidadão do Hemisfério Sul viajou para o espaço.

E neste Dia do Astronauta, o próprio Marcos Pontes, hoje ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, falou sobre a missão. Ele lembrou dos primeiros pensamentos que teve quando o foguete finalmente deixou a atmosfera terrestre e entrou em órbita no planeta Terra.

"Depois de nove minutos eu estava no espaço. Quando corta os botões, eu soltei as luvas e objetos começaram a flutuar. A primeira coisa, olhando aquele planeta azul maravilhoso, foi lembrando lá atrás da dona Zuleika. Ela com aquele olho azul da cor da Terra falando pra mim assim: 'olha, você pode ser tudo o que você quiser na vida, desde que você estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você'. E é isso que eu passo para os nossos jovens do Brasil. Eu espero que eles tenham muito sucesso".

O primeiro astronauta da história da humanidade foi o soviético Iuri Gagarin, que viajou para o espaço no dia 12 de abril de 1961, a bordo da espaçonave Vostok 1. Ao entrar em órbita, Gagarin proferiu a famosa frase: "A Terra é azul!".

Desde o voo pioneiro do cosmonauta soviético, um total de 566 pessoas já viajaram para o espaço.

x