Marcos Pontes fala sobre o Dia do Astronauta celebrado hoje

Homenagem à Missão Centenário que levou primeiro brasileiro ao espaço

Publicado em 09/01/2022 - 16:40 Por Daniel Ito, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Este domingo (9) é o Dia do Astronauta. A data foi escolhida em homenagem à Missão Centenário que, em 2006,  levou o primeiro astronauta brasileiro ao espaço - o atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Esse feito se tornou um evento histórico, porque foi a primeira vez que um brasileiro e cidadão do Hemisfério Sul viajou para o espaço.

E neste Dia do Astronauta, o próprio Marcos Pontes, hoje ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, falou sobre a missão. Ele lembrou dos primeiros pensamentos que teve quando o foguete finalmente deixou a atmosfera terrestre e entrou em órbita no planeta Terra.

"Depois de nove minutos eu estava no espaço. Quando corta os botões, eu soltei as luvas e objetos começaram a flutuar. A primeira coisa, olhando aquele planeta azul maravilhoso, foi lembrando lá atrás da dona Zuleika. Ela com aquele olho azul da cor da terra falando pra mim assim: olha, você pode ser tudo o que você quiser na vida, desde que você estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você. E é isso que eu passo para os nossos jovens do Brasil. Eu espero que eles tenham muito sucesso".

O primeiro astronauta da história da humanidade foi o soviético Iuri Gagarin, que viajou para o espaço no dia 12 de abril de 1961 a bordo da espaçonave Vostok 1. Ao entrar em órbita, Gagarin proferiu a famosa frase: "A Terra é azul!".

Desde o voo pioneiro do cosmonauta soviético, um total de 566 pessoas já viajaram para o espaço.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Fabíola Sinimbú

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo