Anac recebe pedido de certificação de aeronave de pouso vertical

Publicado em 13/02/2022 - 14:11 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, recebeu o primeiro pedido de certificação de aeronave de pouso e decolagem vertical para operação em cidades. O órgão já validou a solicitação e deu início ao processo para certificar o equipamento da empresa Eve, que pertence à Embraer.

Segundo a Anac, a certificação vai acompanhar o desenvolvimento da aeronave EVE-100, que ainda está em estágio inicial. Essa é uma nave do tipo eVTOL, sigla em inglês para aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical. Ela funciona como um helicóptero, sem precisar de uma pista para decolar.

Uma série de etapas e vai avaliar requisitos de segurança, que são baseados em critérios já estabelecidos e alinhados com outras autoridades internacionais. Esse processo deve ajudar também no desenvolvimento do ambiente regulatório

Segundo o superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC, Roberto Honorato, o Brasil entra para o grupo de países que desenvolvem aeronaves com essa tecnologia. E essa certificação não mira apenas o mercado nacional.

O EVE-100 será projetado para transportar quatro passageiros e um piloto. A aeronave é totalmente elétrica, com baixo ruído e zero emissões de carbono, de acordo com a empresa desenvolvedora.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

PF investiga suspeitos de crimes e fraudes contra a Previdência Social

Os agentes cumprem nove mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Baixar arquivo
Geral

Brasil produziu 700 mil toneladas de chocolate em 2021

No Dia Mundial do Chocolate (06) é importante dizer que a iguaria não é só muito gostosa. Também oferece benefícios à saúde, se consumido com moderação.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa da CNC aponta que população brasileira está menos endividada

O percentual de endividados registrou, em junho, o segundo recuo seguido após alta recorde da série histórica em abril deste ano.

Baixar arquivo
Justiça

PF realiza três operações contra garimpo ilegal de ouro no Brasil

As investigações da Operação Ganância começaram em fevereiro de 2021 após uma denúncia envolvendo empresas de Porto Velho, capital de Rondônia, do ramo da saúde, com acusações de lavagem de dinheiro e licitações fraudulentas ligadas ao garimpo irregular na região. 

Baixar arquivo
Economia

Trabalhador gasta em média R$ 40 para almoçar fora de casa

Valor cresceu 17,4% em relação ao período pré-pandemia, em 2019. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Bandeirantes

Na década de 1950, a Rádio Bandeirantes foi a primeira emissora do país a ter transmissão ininterrupta 24 horas por dia e, na década de 1990, foi a primeira a realizar transmissões via satélite.

Baixar arquivo