Especialista alerta usuários para medidas de segurança na internet

Publicado em 08/02/2022 - 12:40 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em um mundo cada vez mais on-line, a preocupação com segurança na rede segue crescendo. Nesta terça-feira é comemorado o Dia da Internet Segura por organizações e pessoas em todo mundo. No Brasil, o tema é relevante já que o país tem cerca de 152 milhões de usuários, segundo o Comitê Gestor da Internet.

Levantamento da Trend Micro mostrou o Brasil entre os 10 países com mais ataques em 2020. A empresa Karspersky apontou aumento de 23% dos ciberataques no país nos oito primeiros meses de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior.

Empresas, pessoas e até organizações estatais são alvos, como o caso do apagão de dados dos sistemas do Ministério da Saúde no ano passado. Segundo o mestre em Gestão de Tecnologia da Informação Alexandre Torres, os vazamentos mostram que o país ainda precisa avançar na proteção de dados.

A pandemia estimulou o uso maior pelas empresas do home office. Isso chamou a atenção dos criminosos. Para elas, os ataques mais perigosos são os de ransomware, que envolvem o sequestro dos dados e um pedido de resgate.

Mas os golpistas miram também as pessoas físicas. É preciso ter atenção com tudo que se publica na internet, diz Alexandre Torres.

Para a segurança de crianças e adolescentes, que podem ser vítimas de bullying e exposição sexual, o especialista orienta os pais a acompanharem de perto o que os filhos veem e publicam na rede. A segurança na internet tem que fazer parte da agenda das famílias.

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo