História Hoje: há um ano, sonda "Hope Probe" chegava à órbita de Marte
A primeira expedição para explorar Marte foi realizada nos anos 1960 pelos Estados Unidos. A curiosidade sobre o planeta vermelho também levou outros países a se aventurarem no espaço com o passar do tempo. Em 9 de fevereiro de 2021, a sonda da Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos chegou com sucesso à órbita de Marte. E, poucos dias depois, a agência espacial anunciou que havia recebido uma fotografia do maior vulcão do Sistema Solar.
A sonda "Hope Probe" partiu do Centro Espacial Tanegashima, no Japão, em julho de 2020, com a missão de obter uma imagem completa da atmosfera marciana. Além dos Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e China também enviaram missões na mesma época. O período era favorável para a viagem já que o planeta estava mais próximo da Terra.
Essa primeira missão da Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos para Marte foi planejada para monitorar “as primeiras mudanças climáticas ao longo do dia, em todo o planeta, durante todas as estações”. A sonda funciona como primeiro satélite meteorológico de Marte.
De acordo com a agência, os objetivos não são apenas científicos. A missão pretende melhorar a qualidade de vida na Terra, motivando novas descobertas; incentivar a colaboração global na exploração de Marte e, também, inspirar as futuras gerações árabes a buscar a ciência espacial.
Marte é o quarto planeta mais próximo do Sol e o segundo menor planeta do Sistema Solar, atrás de Mercúrio. O projeto deve durar um ano marciano, que corresponde a dois anos terrestres.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo.
Sonoplastia: Messias Melo