Mais de 60 milhões de brasileiros assistem à TV aberta por antenas parabólicas. Essa transmissão é feita por meio de satélite, que usa a chamada banda C. É como se fosse uma estrada percorrida pelo sinal da televisão.
A partir do dia 30 de junho essa estrada vai mudar. Assim como em uma obra de recapeamento, o asfalto antigo, da banda C, será substituído por um novinho em folha: a banda KU. E as transmissões que ainda são analógicas passarão a ser digitais.
O diretor de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do Ministério das Comunicações, Otávio Viegas Caixeta, afirmou que a banda KU vai abrir caminho para que a telefonia de quinta geração, o 5G, use a banda C.
Segundo ele, a migração da parabólica da banda C para a banda KU vai permitir que todo o território brasileiro seja coberto por um sinal digital de alta qualidade e com imagem em HD. “Além disso, vai disponibilizar o espectro dos 3,5 gigahertz para que o 5G chegue à população levando internet de altíssima velocidade”, afirmou.
Uma pesquisa da Federação Brasileira dos Bancos, em parceria com o Ipespe, antigo Ibope, apontou que, para 82% dos entrevistados, a TV é o meio mais utilizado para se informar sobre o combate à covid-19. Já a Kantar Ibope Media concluiu que, durante a pandemia, o brasileiro dedicou quase 40 minutos a mais do dia para ver televisão, com mais de 7 horas por dia dedicadas à telinha.
O diretor de Tecnologia da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, Luiz Carlos Abrahão, destacou que a migração do sinal nas parabólicas é um grande desafio, porque precisa ser feita em sincronia com a implantação do 5G.
Segundo ele, “a própria entidade que vai fazer a administração de toda essa mudança ainda nem foi formada”. Mesmo assim, de acordo com Abrahão, até 30 de junho a implantação já estaria feita nas grandes capitais.
O 5G e, consequentemente, a migração do sinal da TV parabólica da banda C para a banda KU estão previstos para começarem no dia 30 de junho, nas grandes cidades. A meta do governo federal é que todos os municípios brasileiros estejam cobertos pelo 5G até o ano de 2029.
* Com produção de Ariane Póvoa.
![Reuters/Kevin Mohatt/Proibida reprodução Israeli Prime Minister Benjamin Netanyahu looks on as he addresses a joint meeting of Congress at the U.S. Capitol in Washington, U.S., July 24, 2024. Reuters/Kevin Mohatt/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafael Bandeira/SCR/Direitos Reservados sport, crb, copa do nordeste](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo Trabalhadores da construção civil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joel Rodrigues/Agência Brasíli Brasília (DF), 02.05.2024 - Os candidatos do Distrito Federal que farão o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) estão aproveitando os últimos dias para revisar o conteúdo. Cerca de 160 pessoas acompanharam o último aulão preparatório promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![ElasticComputeFarm/Pixabay Biblioteca, Livros, Estantes de livros. Foto: ElasticComputeFarm/PixaBay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Polícia Federal Brasília/DF - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (8/2) a Operação Tempus Veritatis para apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Foto: Polícia Federal](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)