logo Radioagência Nacional
Inovação

Pesquisadores encontram fóssil que mostra a evolução dos dinossauros

Baixar
Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional
18/02/2022 - 15:56
Brasília

No Rio Grande do Sul, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) apresentaram estudos de um fóssil de dinossauro que pode ajudar na análise evolutiva.

Em fevereiro de 2021, foi encontrado um esqueleto de dinossauro em bom estado na cidade de Agudo, no Rio Grande do Sul, que pode preencher uma lacuna de 8 milhões de anos na evolução histórica dos dinossauros.

A cerca de 233 milhões de anos atrás, esses bichos mediam cerca de 1,50 metro de comprimento e pesavam entre 7 e 10 kg.

Já os fósseis de dinossauros encontrados a cerca de 225 milhões de anos atrás eram bem maiores: mediam cerca de 4 metros de comprimento e podiam pesar até 100 kg.

E esse fóssil analisado pelos pesquisadores Rodrigo Müller e Maurício Garcia preenche essa lacuna de 8 milhões de anos, como explica Maurício Garcia.

De acordo com Maurício Garcia, pelo tamanho e características do animal, que media cerca de 2,20 metros e pesava cerca de 21 kg, é possível entender a evolução dos dinossauros.

A espécie desse dinossauro não foi revelada porque muitos ossos não foram encontrados, mas é possível dizer que o crescimento dos dinossauros seguiu gradualmente durante o início de sua evolução.

A pesquisa foi publicada na revista estadunidense de paleontologia de vertebrados, reconhecida mundialmente na área.

*Com supervisão de Raquel Mariano

x