PUC-RJ cria plataforma sobre história da Amazônia com dados públicos

Publicado em 23/02/2022 - 22:03 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Pesquisadores do Departamento de Economia da PUC do Rio de Janeiro criaram uma plataforma que conta a história da região amazônica por meio de dados públicos compilados de forma simples, interativa e acessível.

É a Data Zoom Amazônia. Nela, o usuário pode cruzar dados do IBGE; do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; do Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis; do Imazon, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, e do Mapbiomas.

O coordenador operacional do projeto, Francisco Lima, explica que qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre a Amazônia Legal pode facilmente extrair, tratar e compilar dados pela plataforma.

Além das visualizações, o usuário pode ter acesso a histórias que são contadas a partir dessas buscas. Por exemplo, dá para conhecer quais as atividades econômicas mais dinâmicas da Amazônia Legal; os municípios com maiores índices de progresso social; e a área desmatada de cada um dos 772 municípios distribuídos pela da área que envolve nove estados.

Francisco Lima, da PUC-Rio, destaca ainda que a iniciativa faz parte de um projeto maior, em prol da preservação da região: o Amazônia 2030.

Para conhecer essa '‘biblioteca’' de informações sobre a região amazônica, basta acessar datazoomamazonia.com.br.

*Com produção de Ariane Póvoa.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Exposição de Claudia Andujar revela sua jornada artística e ativista

A exposição "Claudia Andujar – Cosmovisão" lança novas luzes sobre o percurso artístico de uma das mais reconhecidas fotógrafas no Brasil.

Baixar arquivo
Política

Padilha rebate críticas e diz que não guarda rancor de Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, chamou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, de desafeto e incompetente. 

Baixar arquivo
Justiça

PGR defende derrubada do marco temporal das terras indígenas no STF

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, quer que o Supremo Tribunal Federal considere o marco temporal, recriado pelo Congresso Nacional em 2023, inconstitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

OMS inclui Fiocruz na rede de cooperação que pesquisa o coronavírus

A iniciativa da OMS, chamada CoViNet, é um desdobramento da rede de laboratórios de referência que reúne 36 laboratórios de 21 países.

Baixar arquivo
Economia

MS: Lula visita JBS e comemora exportação de carne para China

Em 2023, quase 40% de toda a carne vendida pelo Brasil foi para a China; o que rendeu mais de U$ 8 bilhões ao nosso país.

Baixar arquivo
Saúde

Abril lilás: câncer de testículo matou quase 4 mil entre 2012 e 2021

O Instituto Nacional de Câncer aponta que o câncer de testículo corresponde a 1% dos tumores masculinos no mundo. Apesar de raro, ele preocupa porque afeta mais homens em idade produtiva.

Baixar arquivo