Pequi é estudado como biolubrificante na Universidade Federal do Ceará

Produto pode ser usado em motores automotivos e na indústria

Publicado em 26/03/2022 - 08:31 Por Márcia Vieira - repórter da Rádio Universitária FM para a Rádio Nacional - Fortaleza (Ceará)

O pequi, especiaria da culinária tradicional do Cariri e da região central do Brasil, está sendo usado de forma pioneira por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) para produção de lubrificantes de base biológica.

O fruto do pequizeiro é uma fonte oleaginosa muito explorada na área de alimentos e também na cosmetologia. Porém, ainda não havia sido utilizado como matéria-prima para produção de biolubrificante e biocombustível. A professora Nágila Ricardo, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC, orientadora da pesquisa, destaca a qualidade do óleo lubrificante fabricado a partir do pequi.

“E um produto que apresenta um elevado índice de viscosidade que não irá sofrer uma redução da sua performance com a variação da temperatura, e que também pode ser utilizado em ambientes de climas mais frio por não cristalizar em temperaturas baixas, situação de alguns países da Europa e América do Norte”.

O produto manifesta diversas vantagens aos similares de origem mineral. Motores automotivos, por exemplo, serão os principais beneficiados com o novo biolubrificante, uma vez que o componente livra as engrenagens de oxidação, como destaca a professora Nágila Ricardo.

“Esse lubrificante de pequi, de acordo com os testes de viscosidade obtidos, pode ser usado como agente lubrificante ara motores automotivos, óleo para engrenagens, fluido hidráulico e de corte. Esses biolubrificantes, por serem produzidos a partir de uma fonte oleaginosa rica em antioxidantes, pode ser considerado mais estável quanto ao fenômeno de oxidação e pode aumentar a vida útil do biolubrificante.

A professora esclarece que, para o meio ambiente, o lubrificante produzido a partir do pequi é uma alternativa de natureza renovável, biodegradável e atóxica.

Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo