Na região de Uberaba, em Minas Gerais, os dinossauros viviam, se reproduziam e nasciam. Essa conclusão é de pesquisadores mineiros após estudos iniciais feitos na maior descoberta de ovos de dinossauros do Brasil.
Entre 1990 e 2010, os pesquisadores encontraram um conjunto de 20 ovos de Titanossauro, no bairro de Ponte Alta. O material, apesar de fossilizado, é extremamente frágil.
O professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Thiago Marinho, explica como eles conseguiram mapear o ciclo de vida desses animais.
Essa área em Ponte Alta, era uma área onde os dinossauros faziam seus ninhos e retornavam sazonalmente. Em outros momentos eles voltavam na mesma região para fazer mais ninhos e botar mais ovos, então a gente conseguiu afirmar de uma vez por todas que Uberaba era uma região onde os dinossauros viviam, se reproduziam e nasciam. Então o ciclo completo deles se dava de alguma forma aqui.
Os ovos de titanossauro foram achados em escavações de uma antiga mineradora. Essa descoberta representa o primeiro sítio com ninho de dinossauro encontrado no Brasil.
Desde 2018, o material está no acervo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde os pesquisadores seguem realizando pesquisas.
O titanossauro era um herbívoro, e foi o maior animal terrestre da história, medindo 13 metros e podendo pesar até 9 toneladas. A espécie viveu no Brasil há cerca de 70 milhões de anos.
*Com supervisão de Sheily Noleto.