UFF comprova presença de superbactérias nas praias de Niterói - RJ

Publicado em 09/04/2022 - 15:38 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Após um ano de estudos, uma pesquisa realizada pela Universidade Federal Fluminense comprovou a existência de superbactérias nas praias de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O levantamento avaliou a qualidade da areia das praias de Icaraí, Itaipu, Piratininga e São Francisco, a partir da investigação entre a ocorrência do poluente microplástico e superbactérias, que possuem resistência a diferentes antibióticos e podem causar graves infecções. Quem explica como o trabalho foi desenvolvido é o coordenador do estudo, professor Abílio Soares, do Departamento de Biologia Marinha da Universidade.

A presença de partículas plásticas, que abrigam microrganismos transmissores de doenças, como diarreia, por exemplo, já foi comprovada em estudos anteriores. O professor Abílio Soares revela que a novidade desse projeto, desenvolvido em parceria com a prefeitura de Niterói, é a descoberta de uma grande variedade de genes de alta resistência a antibióticos, o que pode gerar um problema de saúde pública global.

Entre as superbactérias identificadas no estudo, estão aquelas resistentes a azitromicina, antibiótico amplamente utilizado durante a pandemia de covid-19. Isso pode ter favorecido a seleção de bactérias resistentes não somente nas praias de Niterói, mas em outras regiões. Atualmente, 750 mil pessoas morrem por ano no mundo de infecções causadas por superbactérias, número que pode chegar a 10 milhões até 2050, segundo estimativas da pesquisa. Para evitar que esse cenário se confirme, o levantamento pretende ajudar na formulação de políticas públicas de saneamento básico, conservação das praias e saúde humana.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo