UFF comprova presença de superbactérias nas praias de Niterói - RJ

Publicado em 09/04/2022 - 15:38 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Após um ano de estudos, uma pesquisa realizada pela Universidade Federal Fluminense comprovou a existência de superbactérias nas praias de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O levantamento avaliou a qualidade da areia das praias de Icaraí, Itaipu, Piratininga e São Francisco, a partir da investigação entre a ocorrência do poluente microplástico e superbactérias, que possuem resistência a diferentes antibióticos e podem causar graves infecções. Quem explica como o trabalho foi desenvolvido é o coordenador do estudo, professor Abílio Soares, do Departamento de Biologia Marinha da Universidade.

A presença de partículas plásticas, que abrigam microrganismos transmissores de doenças, como diarreia, por exemplo, já foi comprovada em estudos anteriores. O professor Abílio Soares revela que a novidade desse projeto, desenvolvido em parceria com a prefeitura de Niterói, é a descoberta de uma grande variedade de genes de alta resistência a antibióticos, o que pode gerar um problema de saúde pública global.

Entre as superbactérias identificadas no estudo, estão aquelas resistentes a azitromicina, antibiótico amplamente utilizado durante a pandemia de covid-19. Isso pode ter favorecido a seleção de bactérias resistentes não somente nas praias de Niterói, mas em outras regiões. Atualmente, 750 mil pessoas morrem por ano no mundo de infecções causadas por superbactérias, número que pode chegar a 10 milhões até 2050, segundo estimativas da pesquisa. Para evitar que esse cenário se confirme, o levantamento pretende ajudar na formulação de políticas públicas de saneamento básico, conservação das praias e saúde humana.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro confirma transmissão local da Varíola dos Macacos

Os pacientes são dois homens que não têm histórico de viagem internacional ou contato com estrangeiros. Eles estão sendo monitorados e encontram-se em isolamento domiciliar.

Baixar arquivo
Educação

Provas da 2ª etapa do Revalida ocorrem neste final de semana

O processo permite que candidatos que se formaram no exterior no curso de medicina validem o diploma no Brasil para poderem exercer a profissão por aqui.

Baixar arquivo
Política

Vereador do Rio, Gabriel Monteiro, é denunciado por assédio sexual

Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou o vereador carioca Gabriel Monteiro (PL) pelos crimes de importunação e assédio sexual. Segundo o MP, os crimes estão previstos no Código Penal e foram cometidos contra uma ex-assessora, de 26 anos.

Baixar arquivo
Esportes

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

Depois de passar pelo interior paulista, com disputas na cidade de Cunha, o evento ganha agora sua oitava edição na capital fluminense.

Baixar arquivo