Há 60 anos era criada a Organização Europeia de Pesquisa Espacial

Publicado em 14/06/2022 - 10:23 Por Sheily Noleto - Repórter da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Em meados dos anos 1950, os soviéticos deram início à corrida espacial. Logo depois, foi a vez dos Estados Unidos. E, em 14 de junho de 1962, dez países europeus assinaram um acordo de cooperação internacional para pesquisas espaciais. Durante uma convenção realizada em Paris, foi criada a Organização Europeia de Pesquisa Espacial. Esse foi o primeiro passo para que a cooperação entre os países europeus levasse à consolidação da Agência Espacial Europeia na década de 1970.

Os primeiros esforços para incluir a Europa na corrida espacial começaram com o físico italiano Edoardo Amaldi e o físico francês Pierre Auger. Em 1961, os governos europeus reuniram representantes na primeira Comissão Preparatória Europeia para Pesquisa Espacial. 

No ano seguinte, quando a Organização Europeia de Pesquisa Espacial foi criada, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido entraram como países-membros. Áustria e Noruega participaram como observadores.

Duas décadas depois, em 1975, os objetivos da Organização Europeia de Pesquisa Espacial e da Organização para o Desenvolvimento do Lançador Europeu foram combinados e deram origem à Agência Espacial Europeia com grandes projetos que não tinham dado certo, numa tentativa de desenvolver um enorme foguete.

Mais países entraram na organização internacional, chegando a 22 Estados membros. Na Europa, já em 2022, as indústrias espaciais oferecem postos de trabalhos para 40 mil pessoas diretamente e 250 mil indiretamente.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Rede Nacional de Rádio/ Renata Batista

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo