Em meados dos anos 1950, os soviéticos deram início à corrida espacial. Logo depois, foi a vez dos Estados Unidos. E, em 14 de junho de 1962, dez países europeus assinaram um acordo de cooperação internacional para pesquisas espaciais. Durante uma convenção realizada em Paris, foi criada a Organização Europeia de Pesquisa Espacial. Esse foi o primeiro passo para que a cooperação entre os países europeus levasse à consolidação da Agência Espacial Europeia na década de 1970.
Os primeiros esforços para incluir a Europa na corrida espacial começaram com o físico italiano Edoardo Amaldi e o físico francês Pierre Auger. Em 1961, os governos europeus reuniram representantes na primeira Comissão Preparatória Europeia para Pesquisa Espacial.
No ano seguinte, quando a Organização Europeia de Pesquisa Espacial foi criada, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido entraram como países-membros. Áustria e Noruega participaram como observadores.
Duas décadas depois, em 1975, os objetivos da Organização Europeia de Pesquisa Espacial e da Organização para o Desenvolvimento do Lançador Europeu foram combinados e deram origem à Agência Espacial Europeia com grandes projetos que não tinham dado certo, numa tentativa de desenvolver um enorme foguete.
Mais países entraram na organização internacional, chegando a 22 Estados membros. Na Europa, já em 2022, as indústrias espaciais oferecem postos de trabalhos para 40 mil pessoas diretamente e 250 mil indiretamente.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Messias Melo
![Print Paulo Pinto/Agência Brasi São Paulo (SP) 14/02/2025 - Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google.
Print Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo lavoura agricultura familiar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)