Pesquisadores estudam efeitos do alcoolismo em espécie de peixe

Publicado em 11/06/2022 - 16:34 Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Espécie de peixe é usado por pesquisadores para estudar os efeitos do alcoolismo e formas de tratamento para a doença.

Pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte está traçando o perfil de pessoas que são mais suscetíveis ao alcoolismo e qual o melhor tratamento para os dependentes dessa droga.

E para isso, a universidade está pesquisando os pequenos peixes-zebra. A espécie foi escolhida por sua similaridade comportamental com os humanos, como explica a professora e pesquisadora Ana Luchiari.

“A expressão de comportamentos que se assemelham entre os dois grupos, então o 'zebrafish' ele é diurno, ele é um animal que é social, ele tem uma dependência pelo grupo social bem grande. Ele tem os comportamentos de natação com expressão de respostas de ansiedade, por exemplo, ele tem comportamento tipo depressivo. Ele tem a busca pelo álcool, então isso assemelha ele ao ser humano.”

A pesquisa, que é realizada desde 2010, já encontrou um perfil. Ao analisar as respostas dos peixes ao álcool, o estudo constatou que os peixe-zebras mais corajosos, por ter uma resistência maior ao álcool, buscam mais quantidades da droga.

“Isso indica uma tendência à busca pelo álcool mais elevada, então o indivíduo que é mais ousado ele precisa de doses mais elevadas e isso pode gerar então uma dependência mais pra frente.”

Sobre o uso de medicamentos, a pesquisa conclui que cada personalidade responde a um tratamento diferente. Indivíduos tímidos, por exemplo, devem receber dosagens e tipos de remédios diferentes daqueles mais corajosos.

Atualmente, o estudo está em uma nova fase e realizando testes com novas formas de tratamento, como os princípios ativos do chá de ayahuasca.

O trabalho conta com colaborações da Universidade Estadual de Criciúma e da PUC de Porto Alegre.

*Com supervisão de Raquel Mariano

Edição: Raquel Mariano / GT Passos

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo