Agência Internacional de Energia Atômica era criada há 65 anos

Publicado em 29/07/2022 - 09:42 Por Sheily Noleto - Repórter da Rede Nacional de Rádio - Brasília

“A Agência procurará acelerar e ampliar a contribuição da energia atômica para a paz, a saúde e a prosperidade em todo o mundo. Deve assegurar, na medida do possível, que a assistência prestada por ela ou a seu pedido ou sob sua supervisão ou controle não seja utilizada de forma a promover qualquer propósito militar”. Assim está descrita a missão da Agência Internacional de Energia Atômica, criada oficialmente em 29 de julho de 1957, dentro das Nações Unidas.

A história da agência começa anos antes, em 1953, quando o então presidente dos Estados Unidos Dwight Eisenhower fez o discurso “Átomos pela Paz”. Em suas palavras, destacou que a “a divisão do átomo pode levar à unificação de todo o mundo dividido.” Na ocasião, o chefe de Estado propôs a criação da agência.

A princípio, foi estabelecida uma sede provisória no antigo Grand Hotel, em Viena, na Áustria. Em 1979, inauguraram o Centro Internacional de Viena.

A agência possui escritórios em Toronto, no Canadá, Tóquio, no Japão, Nova York, nos Estados Unidos, e em Genebra, na Suíça. E ainda mantém laboratórios especializados em tecnologia nuclear desde 1961.

Em 2005, a Agência Internacional de Energia Atômica e o diretor geral, Mohamed ElBaradei, receberam o Prêmio Nobel da Paz “por seus esforços para impedir que a energia nuclear seja usada para fins militares e para garantir que a energia nuclear para fins pacíficos seja usada da maneira mais segura possível.” 

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Rede Nacional de Rádio/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo