Agência Internacional de Energia Atômica era criada há 65 anos

Publicado em 29/07/2022 - 09:42 Por Sheily Noleto - Repórter da Rede Nacional de Rádio - Brasília

“A Agência procurará acelerar e ampliar a contribuição da energia atômica para a paz, a saúde e a prosperidade em todo o mundo. Deve assegurar, na medida do possível, que a assistência prestada por ela ou a seu pedido ou sob sua supervisão ou controle não seja utilizada de forma a promover qualquer propósito militar”. Assim está descrita a missão da Agência Internacional de Energia Atômica, criada oficialmente em 29 de julho de 1957, dentro das Nações Unidas.

A história da agência começa anos antes, em 1953, quando o então presidente dos Estados Unidos Dwight Eisenhower fez o discurso “Átomos pela Paz”. Em suas palavras, destacou que a “a divisão do átomo pode levar à unificação de todo o mundo dividido.” Na ocasião, o chefe de Estado propôs a criação da agência.

A princípio, foi estabelecida uma sede provisória no antigo Grand Hotel, em Viena, na Áustria. Em 1979, inauguraram o Centro Internacional de Viena.

A agência possui escritórios em Toronto, no Canadá, Tóquio, no Japão, Nova York, nos Estados Unidos, e em Genebra, na Suíça. E ainda mantém laboratórios especializados em tecnologia nuclear desde 1961.

Em 2005, a Agência Internacional de Energia Atômica e o diretor geral, Mohamed ElBaradei, receberam o Prêmio Nobel da Paz “por seus esforços para impedir que a energia nuclear seja usada para fins militares e para garantir que a energia nuclear para fins pacíficos seja usada da maneira mais segura possível.” 

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Rede Nacional de Rádio/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo