logo Radioagência Nacional
Inovação

História Hoje: há 60 anos, espaçonave Mariner era destruída

Missão não-tripulada ia explorar Vênus
Baixar
Sheily Noleto - Repórter da Rede Nacional de Rádio
22/07/2022 - 10:12
Brasília

A primeira missão norte-americana para explorar Vênus não saiu com estava planejada. A espaçonave não-tripulada Mariner 1 foi destruída menos de cinco minutos após o lançamento em 22 de julho de 1962. Um código matemático escrito errado tinha arruinado com o projeto que custou 18,5 milhões de dólares.

A nave tinha uma base hexagonal com cerca de um metro de largura e mais de três de altura. Nas laterais, a Mariner possuía asas retangulares do painel solar com uma extensão total de cinco metros. A espaçonave foi projetada para manter contato com a Terra por 2.500 horas, o equivalente a mais de três meses.

A combinação de dois fatores teria alterado o curso da espaçonave. De acordo com a Nasa, a operação inadequada do equipamento de sinalização aérea resultou na perda do sinal de taxa do foguete por até um minuto, o que é considerado um longo período.

Além disso, “a omissão de um hífen nas instruções de computador codificadas no programa de edição de dados permitia a transmissão de sinais de orientação incorretos para a espaçonave.” Quando o problema foi detectado, o oficial de segurança decidiu por destruir o veículo já que ele corria o risco de cair sobre rotas de navegação na América do Norte ou alguma zona habitada.

Cinco semanas depois, a Nasa apostou na Mariner 2 para cumprir as atividades que foram frustradas pelo acidente. Ao todo, o programa realizou dez missões com um custo aproximado de 554 milhões de dólares.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

x