História Hoje: há 7 anos, sonda New Horizons chegava próximo a Plutão

Publicado em 14/07/2022 - 11:16 Por Luciano Barroso - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Em 14 de julho de 2015, a sonda New Horizons da Agência Espacial Americana chegou ao ponto mais próximo de Plutão, a doze mil e quinhentos quilômetros da superfície do planeta-anão. Em uma jornada que levou mais de nove anos, a New Horizons percorreu mais de três bilhões de quilômetros e revelou dados importantes sobre o corpo celeste. A espaçonave bateu recorde, fazendo a viagem mais longa e mais distante.

A sonda não-tripulada foi projetada e construída pelo Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, em Laurel, Maryland. Em 19 de janeiro de 2006, a New Horizons partiu de Cabo Canaveral, na Flórida, em direção a Plutão. O objetivo da missão era estudar a geologia do planeta-anão, as luas e objetos do Cinturão de Kuiper, nos limites do Sistema Solar. 

De acordo com a Nasa, a missão abriu as portas para a exploração de uma nova zona de pequenos planetas misteriosos e blocos de construção planetários no Cinturão de Kuiper, que concentra inúmeros objetos celestes que vão além da órbita de Netuno.

Entre as descobertas da New Horizons, estão as montanhas geladas de Plutão. A sonda revelou uma cordilheira com picos de 3.500 metros. Segundo os estudos, as montanhas se formaram há cerca de cem milhões de anos.

A missão exploratória também detalhou a formação da maior lua de Plutão, Caronte, que fica a mais ou menos 1.200 quilômetros do corpo celeste. Os cientistas se surpreenderam com a aparente falta de crateras. As imagens mostraram a existência de uma faixa de falésias e vales que se estendem por cerca de mil quilômetros.

Desde 2006, Plutão deixou de ser classificado como planeta pela União Astronômica Internacional e passou a ser chamado de planeta-anão, não só pelo tamanho, mas por existir outros corpos celestes semelhantes a ele na mesma órbita. Em 2019, o diretor da Nasa, Jim Bridenstine, declarou à imprensa que, para ele, Plutão é um planeta. Assim como Bridenstine, considerando os estudos da sonda New Horizons, outros pesquisadores também defendem a ideia. 

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Rede Nacional de Rádio/ Renata Batista

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo