Você já ouviu falar na alfarroba? Trata-se de um fruto exótico que está sendo estudado por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, capaz de substituir o chocolate — principalmente para pessoas alérgicas, diabéticas ou com dietas restritivas. O objetivo da pesquisa é permitir que a espécie seja introduzida e produzida em território brasileiro.
A alfarrobeira é uma árvore com 10 a 15 metros de altura. Ela produz uma vagem de cor marrom e sabor adocicado. Essa vagem é triturada e transformada em uma farinha semelhante ao chocolate em pó, e que pode ser utilizada em várias receitas. Quem explicou é a professora Kátia Zuffellatto, uma das pesquisadoras que está introduzindo a alfarroba no Brasil.
Como se trata de uma árvore exótica, os pesquisadores da Universidade Federal do Paraná realizaram uma série de procedimentos científicos, com acompanhamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para garantir que as sementes importadas não apresentam riscos ambientais aqui no Brasil. As sementes de alfarrobeira germinaram, e as mudas foram envasadas — aguardando a chegada da primavera para o plantio em solo firme.
Segundo a professora Kátia Zuffellato, as mudas de alfarrobeiras, feitas a partir de árvores mais velhas, levam apenas um ano para produzirem frutos. Aqui no Brasil a espécie se adapta com mais facilidade na região Sul do país.
A farinha de alfarroba pode ser utilizada para substituir o chocolate na fabricação de bolos, cookies, barras de cereais e outros produtos. A semente também pode ser aproveitada para fazer espessantes e emulsificantes naturais.