Pesquisa da UFPR estuda a produção e introdução da alfarroba no país

Publicado em 16/07/2022 - 08:35 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brtasília

Você já ouviu falar na alfarroba? Trata-se de um fruto exótico que está sendo estudado por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, capaz de substituir o chocolate — principalmente para pessoas alérgicas, diabéticas ou com dietas restritivas. O objetivo da pesquisa é permitir que a espécie seja introduzida e produzida em território brasileiro.

A alfarrobeira é uma árvore com 10 a 15 metros de altura. Ela produz uma vagem de cor marrom e sabor adocicado. Essa vagem é triturada e transformada em uma farinha semelhante ao chocolate em pó, e que pode ser utilizada em várias receitas. Quem explicou é a professora Kátia Zuffellatto, uma das pesquisadoras que está introduzindo a alfarroba no Brasil.

Como se trata de uma árvore exótica, os pesquisadores da Universidade Federal do Paraná realizaram uma série de procedimentos científicos, com acompanhamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para garantir que as sementes importadas não apresentam riscos ambientais aqui no Brasil. As sementes de alfarrobeira germinaram, e as mudas foram envasadas — aguardando a chegada da primavera para o plantio em solo firme.

Segundo a professora Kátia Zuffellato, as mudas de alfarrobeiras, feitas a partir de árvores mais velhas, levam apenas um ano para produzirem frutos. Aqui no Brasil a espécie se adapta com mais facilidade na região Sul do país.

A farinha de alfarroba pode ser utilizada para substituir o chocolate na fabricação de bolos, cookies, barras de cereais e outros produtos. A semente também pode ser aproveitada para fazer espessantes e emulsificantes naturais.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo