Começa nesta sexta-feira (05), no Rio de Janeiro, o Festival Internacional de Robótica. Organizado pelo Serviço Social da Indústria, o evento segue até domingo (07), no Pier Mauá, na zona portuária da capital fluminense. A competição reúne jovens estudantes de 37 países, entre e 9 a 19 anos de idade, em duas modalidades.
Na FFL, os alunos precisam construir robôs feitos de peças de Lego, e que realizem uma série de missões, somando o máximo de pontos. 32 equipes brasileiras e 58 estrangeiras participam dessa categoria. Entre os países estrangeiros estão Alemanha, Estados Unidos, e Japão.
Já a FRC, conhecida como a Olimpíada da Robótica, é exclusiva para brasileiros. Essa competição tem 28 equipes, representando 15 estados. Alunos do ensino médio constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a UM metro e meio e podem pesar mais de 50 quilos, para realizar tarefas em uma arena do tamanho de uma quadra de vôlei.
O diretor de Operações do SESI Nacional, Paulo Mól, explica que as edições do Festival são temáticas, e este ano, o tema é Logística.
Pelas redes sociais do Festival de Robótica, a brasileira Emily Brito, aluna do SESI no Amazonas, falou da expectativa de participar da olimpíada
O festival de robótica é aberto ao público. A entrada é gratuita. Toda a programação pode ser conferida em: portaldaindústria.com.br