Pesquisadores comprovam fóssil de mamífero mais antigo do mundo

Publicado em 19/09/2022 - 20:11 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Pesquisadores brasileiros fizeram uma importante descoberta sobre a vida animal na terra. Por meio de um estudo inovador, eles conseguiram provar a existência do fóssil de mamífero mais antigo do mundo, que habitava a região do Rio Grande do Sul há pelo menos 225 milhões de anos, o Brasilodon.

Até então, os paleontólogos classificam os mamíferos a partir dos ossos encontrados no ouvido. Pela nova pesquisa, do ex-dentista Sérgio Cabreira, não foi o ouvido, mas sim a dentição o que permitiu afirmar que um fóssil achado no sul do Brasil em 2003 era um mamífero.

O pesquisador César Schultz, que também participou da descoberta, explicou como os dentes podem denunciar que o fóssil era de um mamífero.

O resultado dessa pesquisa antecipa em 25 milhões de anos o surgimento dos mamíferos na terra. Ou seja, os animais que amamentam os filhotes não teriam surgido na era Jurássica, como se imaginou até então, mas sim na era Triássica.

O paleontólogo César Schultz destaca que a descoberta realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul aumenta a importância do Sul do Brasil para o estudo das espécies.

Com 20 centímetros e pesando cerca de 15 gramas, o Brasilodon cabe na palma da mão e se parece com um pequeno rato. Encontrado pela primeira vez em 2003, no município de Faxinal do Soturno, região central do Rio Grande do Sul, o Brasilodon pode mudar, para sempre, a forma de se identificar um mamífero a partir de um fóssil.

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Fiocruz capacita profissionais no diagnóstico de febre Oropouche

A febre Oropouche registrou quase 4 mil casos no Brasil somente neste ano. 98% desses casos foram registrados na região Norte.

Baixar arquivo
Geral

Aumento de acidentes faz PRF focar em motociclistas no Maio Amarelo

Campanha foi lançada hoje (30) por causa do feriado de 1º de maio. A Polícia Rodoviária Federal vai reforçar as ações de educação e segurança no trânsito. Só nos três primeiros meses de 2024, 430 motociclistas morreram em acidentes.

Baixar arquivo
Geral

Operação Plenitude investiga desvio de R$ 1,7 bilhão do SUS no Pará

As investigações apontam lavagem de capitais, uso de empresas de fachada e laranjas e evasão de divisas por meio de offshore em paraíso fiscal.

 

Baixar arquivo
Geral

Brasil cria 244 mil vagas de emprego com carteira assinada em março

O resultado mostra uma melhora de 25%, em relação ao mês de março do ano passado, quando foram criadas menos de 200 mil vagas.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prisão de mulheres levanta discussão sobre pobreza e trabalho infantil

As mulheres foram presas no Rio de Janeiro, por obrigar os filhos a vender balas e pedir dinheiro nas ruas. Defensoria Pública acredita que, para além da punição, é preciso fortalecer as políticas de erradicação do trabalho infantil e programas sociais que incluam essas famílias.

Baixar arquivo
Geral

Ministério lança curso de qualificação para trabalhadoras domésticas

O Programa “Trabalho Doméstico e Cuidados Mulheres Mil” oferece 300 vagas nas capitais Aracajú, Salvador, São Luiz, Recife, São Paulo e na cidade de Nilópolis, na Baixada Fluminense.

Baixar arquivo