logo Radioagência Nacional
Inovação

Ministério da Ciência pretende criar Centro Nacional de Vacinas

Baixar
Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional
20/03/2023 - 18:53
Rio de Janeiro

A construção de um Centro Nacional de Vacinas está entre os projetos previstos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi o que informou nesta segunda-feira (20) a titular da pasta, Luciana Santos. O espaço é para a ampliar a capacidade do Brasil na área, especialmente após os desafios enfrentados na pandemia de covid-19.

“Nós estamos investindo na construção de um Centro Nacional de Vacinas, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. Esse centro faz parte da nossa estratégia de alcançar autossuficiência no desenvolvimento e na produção do IFA e nas pesquisas para a fabricação de vacinas que atendam as nossas necessidades nacionais”.

A declaração foi dada na cerimônia de Recepção aos Novos Alunos e Aula Inaugural de 2023 do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Coope/UFRJ. A ministra também anunciou uma nova parceria com a China na área espacial e investimentos tecnológicos na questão climática.

“Destaco ainda uma parceria que será firmada com a China, por ocasião da visita oficial do presidente Lula na próxima semana. Nossa expectativa é assinar um acordo de cooperação para o desenvolvimento de um novo satélite, o CBERS 6. Essa é a maior constelação de satélites que nós temos em parceria com a China e que vai mudar o nosso monitoramento da Amazônia. Também daremos um salto em nossa infraestrutura de pesquisa climática, com a aquisição do novo supercomputador para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE”.

Outro ponto abordado por Luciana Santos foi a necessidade de melhorias nos investimentos em inovação tecnológica.

“O Brasil ainda amarga baixos índices de inovação tecnológica nas empresas e na sociedade. Sem dúvida, este é um gargalo importante a ser superado”.

A ministra acrescentou ainda que foi feito um reajuste de 40% a 200% nas bolsas de ciência e tecnologia e que será lançado um edital no valor de R$ 100 milhões para apoiar projetos que estimulem meninas e mulheres nas ciências.

A Recepção aos Novos Alunos faz parte das comemorações dos 60 anos da Copppe UFRJ, maior centro de ensino e pesquisa de engenharia da América Latina.

x