Para se ter ideia, a Procuradoria Regional Eleitoral no estado recebeu, somente nos 23 dias deste mês, 476 dessas denúncias, a maioria referente à propaganda eleitoral irregular de candidatos às eleições deste ano.
Em outras palavras, foram 20 denúncias em média por dia, sete vezes mais que a média diária registrada nos oito primeiros meses do ano.
Na opinião do procurador regional eleitoral, André de Carvalho Ramos, estes números refletem que os cidadãos estão tendo uma participação ativa no processo eleitoral.
Ao considerar um período mais abrangente do primeiro dia de janeiro até 19 de setembro, o levantamento aponta para um total de 906 denúncias de irregularidades registradas. A propaganda eleitoral representa 50% dos casos, ou seja, 452 denúncias, seguida da propaganda veiculada pelos partidos, com 172 autuações.
Desse total, 422 denúncias foram recebidas diretamente pela Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo. As demais foram encaminhadas por diferentes instituições, como o Ministério Público Estadual e o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, para que fosse providenciada a averiguação necessária.
As Procuradorias Regionais Eleitorais de todo o país disponibilizam orientações sobre o que é permitido e o que é proibido em relação às propagandas de candidatos e partidos. Essas informações assim como os procedimentos para denunciar alguma irregularidade podem ser obtidos, pela internet, nos sites desses órgãos.