No Pará, Helder Barbalho, do PMDB, e Simão Jatene, do PSDB, devem disputar voto a voto os 5 millhoes de eleitores do estado. No primeiro turno, a diferença entre um e outro foi de apenas 1,4%.
Jatene é candidato pela terceira vez. A primeira vez foi em 2002, quando recebeu 51% dos votos em segundo turno. Voltou a se candidatar em 2010, quando foi novamente escolhido pela maioria dos paraenses.
Simão Jatene nasceu em abril de 1949 na capital, Belém. Economista, ex-diretor musical e ex-servidor público do estado, na política, participou da fundação do PSDB em 1988 e foi secretário de Estado de Planejamento no governo de Jader Barbalho.
Vai concorrer com Helder Barbalho, filho do ex-governador do Pará. Helder, também é natural de Belém, nasceu em maio de 1979. Aos 35 anos, tenta pela primeira vez a eleição para o Executivo estadual.
Formado em administração, começou a carreira política há quase 15 anos, quando se candidatou e foi eleito o vereador mais votado de Ananindeua. Também foi deputado estadual e, aos 25 anos, foi eleito o prefeito mais jovem da história do Pará. Se reelegeu em 2008, com mais de 93 mil votos.