Juca Ferreira será ministro da Cultura pela segunda vez

Publicado em 04/01/2015 - 15:30 Por Morillo Carvalho - Brasília

Entre as posses dos 39 ministros do novo governo Dilma Rousseff, está a volta de Juca Ferreira ao ministério da Cultura. Secretário executivo do ministério na gestão de Gilberto Gil, Juca assumiu a pasta no finalzinho do governo Lula.

 

No período, encaminhou ao Congresso projetos como o do Plano Nacional de Cultura e iniciou a reestruturação dos mecanismos de financiamento e fomento, propondo que além da Lei Rouanet, o Ministério financiasse obras por meio dos editais e criando mecanismos como o Vale-Cultura.

 

Nos últimos dois anos, Juca foi o secretário municipal de Cultura de São Paulo e, por isso, disse à Agência Brasil que, agora que conhece as duas pontas, que são o governo federal e o poder local, acha que pode ajudar. Antes da primeira posse da presidenta Dilma, um movimento de artistas e intelectuais tomou conta das redes sociais na internet, usando a hashtag FicaJuca. No entanto, a escolha foi pelo nome de Ana de Hollanda. Quatro anos depois, sem tanto clamor da classe, Juca volta com o desafio de retomar projetos que foram descontinuados no período, como o dos Pontos de Cultura e uma ampla discussão sobre o direito autoral.

Últimas notícias
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo