O Congresso se reúne nesta terça-feira para analisar os vetos da presidenta Dilma Rousseff a três projetos de lei. Entre eles, o que proíbe a fusão de partidos políticos recém-criados.
Dilma Rousseff vetou o ponto que estendia aos partidos que surgiram com a fusão o mesmo direito de novos partidos de poderem receber políticos de outras legendas até 30 dias da criação sem que isso resultasse em perda de mandato.
Os outros dois vetos na pauta e que serão analisados pelo Congresso nesta terça, tratam de pontos do Código de Processo Civil e o que previa a realização de campanhas educativas sobre limpeza urbana e manejo de lixo.
Antes da sessão do Congresso, no Senado, os senadores vão analisar a Medida Provisória que trata do refinanciamento das dívidas dos caminhoneiros para comprar caminhões.
Depois disso, os parlamentares precisam também analisar o projeto que obriga a União a colocar em prática o novo indexador das dívidas dos estados e municípios.
Na Câmara, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fala aos deputados na quarta-feira sobre as ações da pasta. Há, ainda, a previsão da ida do vice-presidente Michel Temer à Comissão Especial sobre Reforma Política.
Ele deve falar sobre os sistemas eleitorais e financiamento de campanha. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, deverá ir à Comissão de Indústria e Comércio para falar sobre projeto que concede benefícios fiscais e na Comissão de Finanças e Tributação para falar sobre o ajuste fisca.
No plenário, os parlamentares voltam a analisar o projeto que trata da biodiversidade e um projeto que pune diretores de penitenciária que não fiscalizarem, de fato, o uso de celulares nos presídios e o que aumenta a pena para pixação e vandalismo.
![Joédson Alves/Agência Brasil Maceió (AL) 18/12/2023 – Centro integrado de monitoramento e alerta da Defesa Civil, agentes de plantão atendem os chamados da população e monitoram o tempo em toda a capital, para enviar alertas, quando necessário.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Dinheiro, Real Moeda brasileira](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Melina Mara/Proibida reprodução Washington , DC - January 20: Newly sworn-in President Donald Trump takes part in a signing ceremony in the President’s Room following the 60th inaugural ceremony on January 20, 2025, at the US Capitol in Washington, DC. Trump became the 47th president of the United States in a rare indoor inauguration ceremony. Also in attendance are: Senate Majority Leader Sen. John Thune (R-S.D.), Senate Minority Leader Sen. Chuck Schumer (D-N.Y.), Sen. Deb Fischer (R-Nebraska), Sen. Amy Klobuchar (D-Minn.), newly sworn-in Vice President JD Vance, Melania Trump, House Speaker Mike Johnson (R-La.), House Majority Leader Steve Scalise (R-La.) and House Minority Leader Hakeem Jeffries (D-N.Y.). Reuters/Melina Mara/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![ABIR SULTAN/Pool via REUTERS/Proibida reprodução Benjamin Netanyahu em Tel Aviv
31/12/2023 ABIR SULTAN/Pool via REUTERS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pedro Souza/Atletico Cuca deixa o comando do Atlético-MG
Foto: Pedro Souza / Atlético](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 21/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião para tratar sobre questões ambientais e definir o presidente da COP30, André Corrêa do Lago. Foto: José Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)