Fusão do PPS e PSB formará quarta maior bancada na Câmara

Publicado em 29/04/2015 - 20:53 Por Gilberto Costa - Brasília

O PSB - Partido Socialista Brasileiro e o PPS - Partido Progressista Social anunciaram a fusão nesta quarta-feira em Brasília.

 

Com a junção do PSB e do PPS será formada a quarta maior bancada na Câmara dos Deputados (com 45 parlamentares), atrás do PT, PMDB e PSDB; e quinto maior partido no Senado Federal (com 7 senadores), atrás do PMDB, PT, PSDB e PDT.

 

O número de parlamentares poderá mudar com eventual saída de políticos insatisfeitos com a união; ou com a adesão de quadros de outros partidos, como seria o caso da senadora Marta Suplicy que anunciou ontem sua desfiliação do PT e agora quer uma legenda para ser candidata à Prefeitura de São Paulo no próximo ano.

 

A nova legenda terá os governos do Distrito Federal, Paraíba e Pernambuco onde foram eleitos governadores do PSB.

 

De acordo com o presidente do PSB, Carlos Siqueira, a legenda adotará linha programática de esquerda, porém de independência em relação ao governo da presidenta Dilma Rousseff.

 

A fusão do PPS com o PSB consuma uma aproximação iniciada na campanha eleitoral de 2014. O PPS foi o primeiro partido a aderir a campanha de Eduardo Campos, candidato pelo PSB, morto em agosto em acidente aéreo.

 

Segundo o presidente do PPS, Roberto Freire, a união dos dois partidos já havia sido discutida com Eduardo Campos antes da campanha eleitoral de 2014.

 

 

Ainda não foram anunciados o nome e o número de votação que serão adotados, mas a expectativa é que o partido que será formado adote a sigla do PSB e o número 40, mais conhecidos eleitoralmente.

 

 

A união efetiva deverá ocorrer somente em junho após a realização de convenções dos dois partidos.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo