logo Radioagência Nacional
Política

Janot fica por mais dois anos na Procuradoria-Geral da República

Baixar
Priscilla Mazenotti
17/09/2015 - 16:44
Brasília

Rodrigo Janot foi reconduzido ao cargo de procurador-Geral da República. Ele vai ficar mais dois anos à frente do Ministério Público Federal.

 

Na cerimônia de posse no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff lembrou que indicou Janot depois dele ter sido aprovado em lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República. E afirmou que poucos governos se dedicaram de maneira tão enérgica e metódica à construção de um ambiente propício ao combate da corrupção.

 

 

 

Dilma também falou sobre o clima de tensão política vivido pelo país. Falou em tolerância e pediu para que o confronto de ideias se dê em um ambiente de civilidade e respeito.

 

 

Rodrigo Janot se emocionou e chegou a chorar ao agradecer a compreensão da família. Ele que está a frente de investigações como a da Operação Lava Jato, falou em independência, impessoalidade e autonomia do Ministério Público na defesa dos cidadãos e lembrou da importância das relações harmônicas com outras instituições.

 

 

 

O nome de Janot venceu a lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República em agosto. A partir daí, a indicação dele foi formalizada pela presidenta Dilma Rousseff.

 


A recondução de Janot foi oficializada no dia 10 de setembro, em publicação no Diário Oficial da União. Antes, ele passou por uma longa sabatina, por cerca de dez horas, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Em seguida, teve o nome aprovado pelo plenário da Casa.

x