logo Radioagência Nacional
Política

Ministério Público suspende depoimentos de Lula e Marisa

Baixar
Priscilla Mazenotti
17/02/2016 - 09:30
Brasília

Uma liminar do Conselho Nacional do Ministério Público suspendeu o depoimento que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a esposa dele, Marisa Letícia, dariam à Justiça em São Paulo.


Os dois seriam ouvidos sobre o apartamento triplex, no Condomínio Solaris, no Guarujá (SP). A suspeita do Ministério Público Federal é de que houve tentativa de ocultar a identidade do dono do triplex, que seria do ex-presidente, o que pode caracterizar crime de lavagem de dinheiro.


O ex-presidente tem dito, por meio de nota, que as suspeitas são infundadas.


A suspensão dos depoimentos, que estavam marcados para hoje (17) de manhã, o de Lula, e à tarde, o de dona Marisa, atende a uma representação do deputado Paulo Teixeira (PT), que acusa o promotor Cássio Cesarino de ter feito um prejulgamento de sua decisão ao dar entrevista a uma revista de circulação nacional antes mesmo de ouvir os depoimentos.


Além disso, Paulo Teixeira argumentou que Cássio Cesarino extrapolou as prerrogativas funcionais e não pode ser considerado o Promotor Natural para conduzir as investigações.


Cesarino integra a Segunda Promotoria Criminal e o entendimento do deputado é o de que o caso deveria ter sido distribuído à Primeira Promotoria Criminal ou entrado no sistema de distribuição do Ministério Público de São Paulo.


As oitivas estão suspensas até que o plenário do Conselho Nacional do Ministério Público delibere sobre a alegação de ofensa ao princípio de Promotor Natural. Com isso, o Movimento Brasil Livre cancelou a manifestação que faria em frente ao Fórum da Barra Funda, em São Paulo, onde Lula e Marisa Letícia seriam ouvidos.

x