Comissões da Câmara serão definidas após dia 18 de março

Publicado em 02/03/2016 - 14:53 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Ficou para depois do dia 18 de março a definição para a composição das comissões na Câmara. Os líderes partidários preferiram esperar o final do prazo para a troca de partidos, a chamada janela partidária, para definir como ficarão as 23 comissões permanentes da casa.

 

A definição das comissões é sempre feita por meio da proporcionalidade partidária. Os partidos com mais deputados ficam com mais vagas.

 

No entendimento dos líderes, é preciso definir como vai ficar o tamanho das bancadas para estabelecer quais deputados vão para determinadas comissões.

 

Mas os líderes alertam: mesmo com a alteração, o que vai definir a distribuição das comissões são os blocos partidários registrados no início da legislatura.

 

O líder do Democratas Pauderney Avelino, por exemplo, diz que a espera não vai atrasar o andamento dos projetos na casa.


Sonora: "O que deve atrasar é uma, no máximo, duas semanas. Portanto, não creio que haverá qualquer prejuízo porque historicamente as comissões são instaladas sempre no mês de março, todos os anos.


No último dia 18, o Congresso promulgou a emenda que abriu o prazo de 30 dias para que os políticos troquem de partido sem perder o mandato.

Últimas notícias
Geral

Lula reitera apoio ao RS e ao povo gaúcho para enfrentar tragédia

Durante visita ao Rio Grande do Sul, devido às intensas chuvas que atingem o estado desde a última segunda-feira, o presidente Lula garantiu o apoio à população e deixou um recado para o povo gaúcho.

Baixar arquivo
Cultura

Madonna supera expectativa de público e encerra turnê em grande estilo

O show da cantora Madonna na praia de Copacabana, neste sábado, superou as expectativas e reuniu 1,6 milhão de pessoas, de acordo com cálculos da Prefeitura do Rio de Janeiro. Inicialmente, um público de 1,5 milhão de pessoas era esperado no espetáculo.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco manifesta solidariedade às vítimas da tragédia no RS

O Papa Francisco manifestou, neste domingo, solidariedade às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Tragédia climática no RS já soma 75 vítimas fatais e 103 desaparecidos

O número de vítimas fatais durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul já chegou a 75, de acordo com o último boletim da Defesa Civil estadual. As autoridades ainda investigam se seis óbitos têm relação com as chuvas e há 103 pessoas oficialmente desaparecidas.

Baixar arquivo
Geral

Governo antecipa benefícios previdenciários a atingidos pelas chuvas

Moradores dos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas terão acesso ao pagamento antecipado dos benefícios previdenciários, que vão passar de junho para maio, inclusive os de prestação continuada.

Baixar arquivo
Economia

Entenda o que é desoneração da folha e para quê serve

A desoneração substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 17 setores por um percentual do faturamento.

Baixar arquivo