logo Radioagência Nacional
Política

Lula entra com habeas corpus preventivo na Justiça paulista

Baixar
Priscilla Mazenotti
01/03/2016 - 09:00
Brasília

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a esposa Marisa Letícia entraram com pedido de habeas corpus preventivo no Tribunal de Justiça de São Paulo para não terem que depor sobre a compra de um apartamento triplex no Guarujá, litoral de São Paulo.


O depoimento do casal estava marcado para quinta-feira (3), no Ministério Público do estado.


O Instituto Lula informou que o ex-presidente enviou as explicações por escrito e que na atual fase do processo a apresentação de esclarecimentos pessoalmente é facultativa.


O Ministério Público Federal suspeita de que houve tentativa de ocultar a identidade do dono do triplex, que seria do ex-presidente e poderia caracterizar crime de lavagem de dinheiro.


Ontem (29), procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato, que atua no Paraná, encaminharam manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que continuem as investigações sobre supostas vantagens indevidas que o ex-presidente teria recebido de empresas investigadas na operação.


Na sexta-feira (26), a defesa do ex-presidente recorreu ao Supremo para suspender a investigação. Os advogados sustentam que a apuração não pode prosseguir, porque o Ministério Público Federal no Paraná, no âmbito da Lava Jato, e o Ministério Público de São Paulo investigam os mesmos fatos.


Mas os procuradores alegam que as vantagens supostamente recebidas por Lula teriam ocorrido durante o mandato presidencial, o que justifica a competência federal do caso.


A investigação em São Paulo apura as transferências de empreendimentos da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop), para a empreiteira OAS.


No Paraná, a Lava Jato apura supostas vantagens indevidas em um apartamento triplex, no Guarujá, e um sítio frequentado por Lula em Atibaia.


O Instituto Lula reafirmou que o ex-presidente não é proprietário dos imóveis e que a manifestação da força-tarefa não rebate às acusações de dupla investigação dos fatos.

x