Nelson Barbosa vai à Comissão | do Impeachment defender Dilma

Publicado em 31/03/2016 - 08:03 Por Victor Ribeiro - Brasília

Os deputados da Comissão Especial do Impeachment vão receber nesta quinta-feira (31) o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, e o professor de direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Lodi Ribeiro.


Eles vão defender a presidenta Dilma Rousseff e explicar que os decretos de abertura de crédito suplementar e o atraso no repasse de recurso aos bancos públicos, chamado de pedalada fiscal, não são crimes de responsabilidade.


Nessa quarta-feira (30), os juristas Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal foram convidados para explicar o pedido de afastamento de Dilma que deu origem ao processo. A audiência terminou em tumulto.


A confusão ocorreu porque, horas antes, o presidente da Comissão de Impeachment, deputado Rogério Rosso, do PSD, afirmou que, como se tratava de uma audiência pública, a sessão não seria interrompida quando começasse a Ordem do Dia, no plenário da Câmara.


Mas, por volta das 19h30, ao ser comunicado do início da Ordem do Dia, Rogério Rosso encerrou a sessão.


Com o encerramento, mais de 40 deputados que tinham se inscrito para fazer perguntas aos juristas não conseguiram sequer falar. O líder do PSOL na Câmara, Ivan Valente, criticou a decisão.


Para o deputado Fernando Franceschini, do Solidariedade, Rosso apenas cumpriu o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, para evitar que o governo questionasse a legalidade do processo na Justiça.


Os dois juristas foram chamados por deputados pró-impeachment porque são autores do pedido de afastamento da presidenta, junto com o jurista Hélio Bicudo, que não compareceu por motivos de saúde.


Miguel Reale Junior foi o primeiro a falar e afirmou que as chamadas pedaladas e os decretos para abertura de crédito complementar não constituem crimes por si só. Mas que, em 2014 e 2015, essas operações movimentaram tanto dinheiro, que afetaram o resultado primário da economia.


Em seguida, Janaína Paschoal reforçou que as operações de crédito são crimes e a responsabilidade é da presidenta. Disse, ainda, que o processo de impeachment é o começo de outras mudanças.


Para o deputado Paulo Teixeira, do PT, o presidente da comissão, Rogério Rosso, sabe que existem dúvidas que deveriam ter sido tiradas na audiência dessa quarta-feira, porque prejudicam o direito de defesa.


De acordo com Paulo Teixeira, os deputados aliados ao governo podem recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra o que consideram ilegal na condução do processo de impeachment.

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo