Gravação de conversa entre Sarney e Machado repercute no Senado

Publicado em 25/05/2016 - 18:48 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília, DF

Uma conversa entre José Sarney e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, foi divulgada nessa quarta-feira (25) pelo Jornal Folha de São Paulo. O ex-presidente Sarney troca impressões sobre a crise política e fala sobre a Lava Jato com Machado, que foi senador pelo PMDB e é investigado pela operação na Petrobras.

 

Na gravação, Sarney diz que pode auxiliar Machado, mas a condição é que ele não meta advogados no meio. A conversa supostamente indica que Sarney vai ajudar para que o processo contra Sérgio Machado não caia nas mãos do juiz Sérgio Moro.

 

Alguns senadores comentaram o episódio. O senador do PT, Humberto Costa, alerta que tudo ainda precisa ser investigado.

 

O senador Cristovam Buarque, do PPS, diz que esse episódio respinga na história de José Sarney, mas é preciso verificar melhor o grau de comprometimento do ex-presidente.

 

O ex-presidente Sarney ainda afirmou que uma delação de executivos da Odebrecht seria como uma metralhadora ponto 100 e que não sobraria ninguém, palavras do próprio Sarney. Disse que a presidenta afastada Dilma Rousseff não teria saídas e que nem com o parlamentarismo ela poderia governar.

 

Sarney ainda afirma que a oposição ao governo Dilma só aceitou Michel Temer depois que Renan os convenceu. Segundo Sarney, o apoio a Temer se deu sob certas condições. Porém, Sarney não especifica que condições seriam essas. O ex-presidente ainda comenta que a oposição sabe que não vai escapar, se referindo as investigações da Lava Jato.

 

Em nota, Sarney afirma que não teve acesso ao teor das gravações. Mas disse que conhece o senador Sérgio Machado há muitos anos e que as conversas nos últimos tempos foram para levantar a confiança do amigo e dar esperanças para ele superar as acusações que enfrenta. O ex-presidente Sarney também lamentou que conversas privadas se tornem públicas.

 

*Matéria atualizada às 21h17 para complementação de informações.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Viva Maria comemora seus 43 anos

Em ritmo de festa, o programa comemora neste 14 de setembro suas mais de quatro décadas de existência. E convida a psicóloga Rachel Moreno para falar sobre a imagem da mulher nos meios de comunicação e a presença feminina na política.

Baixar arquivo
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo