Deputados criticam adiamento de votações

Publicado em 28/06/2016 - 20:43 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília (DF)

Deputados que vieram para Brasília nesta semana criticam o adiamento de votações pela Câmara. O presidente interino da Casa, Waldir Maranhão, havia cancelado as sessões deliberativas dessa semana, mas depois voltou atrás.

 

Com o impasse, muitos parlamentares não vieram para Brasília e o plenário não alcançou o quórum mínimo para votar os projetos da pauta.

 

Os que apareceram criticaram a atitude do presidente Maranhão. O deputado Fábio Souza, do PSDB, chamou de vergonha o episódio.

 

Os trabalhos do plenário têm sido conduzidos por outros membros da mesa diretora da Casa.

 

O deputado Mauro Pereira, do PMDB, chegou a defender uma interferência do Supremo Tribunal Federal para convocar novas eleições.

 

Os deputados só podem convocar novas eleições para presidente da Casa se o cargo for declarado vago, o que não ocorreu.

 

Já o deputado Paulo Pimenta, do PT, disse que o cancelamento das sessões piora a imagem do parlamento na sociedade e cobrou a presença dos deputados ausentes.

 

A Comissão de Constituição e Justiça que analisa os recursos de Eduardo Cunha para anular o parecer que pede a cassação do seu mandato não marcou sessões para essa semana. O presidente afastado ganhou então mais uma semana antes de ver o processo julgado pela CCJ.

 

Waldir Maranhão disse que a Câmara irá recompensar a sociedade na próxima semana com um esforço concentrado de trabalhos com sessões de segunda a quinta-feira.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo