logo Radioagência Nacional
Política

Deputados criticam adiamento de votações

Baixar
Lucas Pordeus Leon
28/06/2016 - 20:43
Brasília (DF)

Deputados que vieram para Brasília nesta semana criticam o adiamento de votações pela Câmara. O presidente interino da Casa, Waldir Maranhão, havia cancelado as sessões deliberativas dessa semana, mas depois voltou atrás.

 

Com o impasse, muitos parlamentares não vieram para Brasília e o plenário não alcançou o quórum mínimo para votar os projetos da pauta.

 

Os que apareceram criticaram a atitude do presidente Maranhão. O deputado Fábio Souza, do PSDB, chamou de vergonha o episódio.

 

Os trabalhos do plenário têm sido conduzidos por outros membros da mesa diretora da Casa.

 

O deputado Mauro Pereira, do PMDB, chegou a defender uma interferência do Supremo Tribunal Federal para convocar novas eleições.

 

Os deputados só podem convocar novas eleições para presidente da Casa se o cargo for declarado vago, o que não ocorreu.

 

Já o deputado Paulo Pimenta, do PT, disse que o cancelamento das sessões piora a imagem do parlamento na sociedade e cobrou a presença dos deputados ausentes.

 

A Comissão de Constituição e Justiça que analisa os recursos de Eduardo Cunha para anular o parecer que pede a cassação do seu mandato não marcou sessões para essa semana. O presidente afastado ganhou então mais uma semana antes de ver o processo julgado pela CCJ.

 

Waldir Maranhão disse que a Câmara irá recompensar a sociedade na próxima semana com um esforço concentrado de trabalhos com sessões de segunda a quinta-feira.

x