Um protesto contra a corrupção movimentou a orla de Copacabana neste domingo (31). Uma faixa com a frase “Je sui Moro” em apoio ao juiz federal Sérgio Moro estava em um dos caminhões de som usados para dar suporte aos líderes do movimento “ Vem pra rua”, responsável pelo ato.
As principais pautas dos manifestantes são o impedimento definitivo da presidenta afastada Dilma Rousseff e críticas ao governo do presidente interino Michel Temer.
O ativista político e um dos que apóiam o movimento “Vem pra rua”, Alexandre Arraes, defende que o impeachment é apenas o começo de um processo de mudança que deve abranger várias áreas.
Já o advogado Salomão Lima destaca a mobilização popular como pedra fundamental na construção da cidadania de um povo.
Os ativistas se concentraram na altura do Posto 5 e caminharam por cerca de três horas na orla. A maioria dos ativistas estava de verde e amarelo e segurava cartazes com mensagens de protesto contra a corrupção em português e até mesmo em inglês. Uma grande faixa em verde, amarelo e preto foi estendida na Avenida Atlântica e carregada por manifestantes.
Mais de 200 cidades brasileiras aderiram ao protesto. Só no estado do Rio, 14 municípios manifestaram seu apoio à causa. Brasileiros que vivem no exterior também se mobilizaram em várias partes do mundo.
Não foi registrado nenhum incidente durante a manifestação, que também atraiu a atenção da imprensa internacional, presente no Brasil para cobrir os Jogos Olímpicos. A Polícia Militar não informou o número de pessoas que estavam no protesto.