* Matéria atualizada às 15h45 para complementação de informação.
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) foi nomeado pelo presidente Michel Temer para ser líder do governo no Congresso Nacional. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira(17). Jucá substitui a senadora Rose de Freitas, do (PMDB-ES).
O parlamentar deve trabalhar em favor de votação de interesse do governo como o Orçamento para o ano que vem, a meta fiscal e a Proposta de Emenda à Constituição que limita os gastos públicos.
Ele já foi líder do governo nas gestões dos ex-presidentes Fernando Herinque Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
Quando Temer assumiu o governo, nomeou o senador para o cargo de ministro do Planejamento, mas dias depois pediu para sair do cargo após a divulgação, pelo jornal Folha de São Paulo, de conversas entre ele e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.
No diálogo, Jucá sugeria um pacto para tentar barrar a Operação Lava Jato. Após a publicação, Jucá explicou, em entrevista coletiva, que o jornal divulgou frases soltas, dentro de um diálogo extenso.