logo Radioagência Nacional
Política

Partidos divulgam nota afirmando apoiar investigações após pedidos de inquérito por Janot

Lava Jato
Baixar
Priscilla Mazenotti
15/03/2017 - 08:34
Brasília

* A participação da repórter foi ao vivo.

 

 

Os nomes que estão na lista com os 83 pedidos de abertura de inquérito do procurador-geral da República ainda não foram divulgados, o sigilo ainda não foi aberto. Mas os políticos e os partidos já se anteciparam e divulgaram comunicados sobre o assunto.

 

A presidência do Senado, diante da informação de que alguns de seus membros vão estar nessa lista, afirmou que a Casa recebe com serenidade e confiança na Justiça os pedidos de investigação. E acrescentou: esses pedidos de investigação não convertem investigados em réus nem são sentenças proferidas.

 

O PMDB divulgou nota dizendo que apoia as investigações e reafirma a necessidade de se esclarecer a verdade dos fatos. Assim como o PSDB, que afirma sempre ter defendido as investigações por considerar que esse é o melhor caminho para esclarecer eventuais acusações. O próprio presidente do partido, senador Aécio Neves, afirmou que buscou apoio para vários candidatos, sempre dentro do que determina a lei.

 

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, também se antecipou à quebra de sigilo e disse que seus advogados foram acionados para pedir acesso ao conteúdo da delação da Odebrecht no que lhe diz respeito. Já o ministro das Cidades, Bruno Araújo, esclareceu que pediu doações para várias empresas, inclusive para a Odebrecht, mas sempre de acordo com a legislação eleitoral. Disse ainda que sempre manteve uma relação institucional com as empresas.

x