Ato na Esplanada termina com pelo menos 49 feridos; manifestante foi atingido por arma de fogo

Protesto

Publicado em 25/05/2017 - 01:25 Por Priscila Rangel - Brasília

A Esplanada dos Ministérios foi palco de confrontos nessa quarta-feira (24) entre manifestantes e policiais, que resultou em oito pessoas detidas, oito prédios depredados e 49 feridos, sendo um deles vítima de arma de fogo.

 

Uma manifestante, que preferiu não se identificar, conta que viu o momento em que um homem, de aproximadamente 50 anos, foi atingido.

 

O protesto contra as reformas da Previdência e trabalhista e pela saída do presidente Michel Temer reuniu cerca de 45 mil manifestantes, de acordo com a Polícia Militar. Mas, segundo a Força Sindical, o movimento teve adesão de 100 mil pessoas.

 

O dirigente nacional da CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Aurino Pedreira, falou sobre o objetivo da marcha a Brasília.

 

De acordo com a Força sindical, havia vândalos dos Black Blocks infiltrados entre os manifestantes. Pessoas encapuzadas arremessavam contra a polícia pedras, paus e até coquetéis molotov, que são garrafas com combustível e pavio de pano.


A polícia utilizou balas de borracha e bombas de efeito moral pra dispersar os manifestantes. E a imprensa acabou sendo atingida também. De acordo com o sindicato dos jornalistas do DF, quatro profissionais sofreram agressões durante o ato. A repórter da TV Brasil, Giselle Garcia, por exemplo, foi ferida por estilhaços de bomba e o fotógrafo Ricardo Cifuentes, da agência Newzulo, de Nova Yorque, foi atingido por uma bala de borracha.

 

Os ferimentos registrados durante o protesto, de acordo com a polícia, foram cortes na mão,  no pescoço, queda por trauma na coluna, perfuração por arma de fogo e mal-estar.  Das 49 vítimas, oito são policiais.

 

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social informou que a Polícia Militar vai investigar os casos de policiais militares que apareceram em imagens com arma de fogo e apurar as responsabilidades. A vítima de arma letal passou por cirurgia no Hospital de Base e passa bem.

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo