Sandro Mabel pede demissão do gabinete pessoal de Temer

Investigado pela PF

Publicado em 24/05/2017 - 09:32 Por Danyele Soares - Brasília

O ex-deputado federal Sandro Mabel pediu demissão do cargo de assessor especial do presidente Michel Temer. Ele enviou uma carta a Temer alegando questões pessoais.

 

Afirmou que em dezembro do ano passado já havia dito ao presidente que queria deixar Brasília para ficar com a família e cuidar dos negócios. Em março, tocou novamente no assunto com o presidente.

 

E agora deixou o posto, agradecendo pelo que chamou de oportunidade de ter participado da construção de um Brasil melhor.

 

O Ministério Público Federal pediu à Polícia Federal para investigar suposto pagamento de propina da Odebrecht, em 2010, ao então deputado Sandro Mabel. Delações de executivos da empreiteira informaram que pagaram  R$ 100 mil disfarçados como doação de campanha. Outro executivo relatou que pagou outros R$ 140 mil  ao ex-deputado.

 

Em resposta, Sandro Mabel confirmou que se reuniu com executivos da construtora e foram oferecidos valores como ajuda de campanha. Mas quando ele  soube que o dinheiro seria repassado como Caixa 2, recusou a doação.

 

O ex-deputado é o quarto assessor de Temer a se envolver em escândalos. Primeiro foi José Yunes, que pediu demissão após ser citado em delação da Odebrecht. Depois Rodrigo Rocha Loures, que deixou o cargo de assessor para ser assumir uma vaga de suplente na Câmara dos Deputados, se viu envolvido no caso da JBS.

 

Nessa terça-feira, o ex-assessor de Temer  Tadeu Filippelli foi preso na Operação Panatenaico. E a exoneração de Filippelli foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União. Ele é investigados pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

 

* Matéria atualizada às 17h28 para complemntação de informações.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo