Em nota divulgada nessa segunda-feira (24), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) criticou os ataques feitos ao juiz federal Sérgio Moro, em razão da sentença contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Moro condenou Lula, na primeira instância, a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas o ex-presidente ainda pode recorrer.
Na nota, o presidente da Ajufe, Roberto Carvalho Veloso, diz que causa indignação a utilização da imunidade parlamentar para desferir ofensas a quem está cumprindo a sua função constitucional de aplicar a lei ao caso concreto.
O presidente da Ajufe diz, ainda, que o inconformismo contra decisões judiciais deve se dar com os recursos judiciais postos à disposição das partes e não por meio de agressões verbais, seja na tribuna das casas legislativas ou por meio da imprensa.
A nota encerra afirmando que a Ajufe vai continuar na defesa da apuração dos fatos, apontados como criminosos, com a punição de todos que enriquecerem com práticas ilícitas.