Base e oposição tentam consenso para reforma política ser votada até fim de agosto

Reforma política

Publicado em 09/08/2017 - 15:37 Por Graziele Bezerra - Brasília

Parlamentares de base e oposição apostam em almoços, jantares e reuniões para entrar em consenso sobre a reforma política. O texto do deputado Vicente Cândido, do PT, propõe, entre outras coisas, mudanças no sistema eleitoral e a criação de um fundo público para custear as eleições. Nesta quarta-feira (9), o deputado Vicente Cândido se reuniu com lideranças de vários partidos para costurar alguns acordos.

 

Sonora: “Na Reforma Política, dificilmente haverá consenso. Nós estamos construindo maioria em cada ponto, em cada item. Nesse sentido, nós estamos avançando. No essencial, criação do fundo, modelo de votação, cláusula de barreira, fim de coligação. Tudo isso acho que já tem acordo de maioria e pronto para votar. Pode ter divergência de uma ou outra bancada, mas eu acho que tem votos pra decidir.”

 

No caso do sistema eleitoral a ser adotado, ainda não existe um consenso. O deputado Lúcio Vieira Lima, do PMDB, diz que o “distritão” tem maioria. Nesse sistema, cada estado seria uma espécie de distrito e o eleitor votaria no candidato, elegendo aquele mais votado.

 

Sonora: “O 'distritão' é o melhor sistema eleitoral para o momento, sinalizando para que, em 2022, tenha o distrital misto e, principalmente, porque, com o 'distritão', vai diminuir os custos da campanha”.

 

O deputado José Guimarães, do PT cearense, descarta um possível consenso sobre o tema.

 

Sonora: “Nós, que somos defensores da lista, e os que são defensores do “distritão” fizemos o debate e eu propus uma saída: vamos manter o proporcional no momento, depois vamos discutir o 'distritão', no futuro. Sobre isso não tem consenso”.

 

A expectativa dos deputados é encerrar as discussões e a votação em plenário ainda em agosto. Depois, o assunto segue para o Senado.

Últimas notícias
Justiça

Alagoas: Ministério Público realiza operação contra fraude tributária

Uma operação investiga empresas de fachada que emitiram R$ 76 milhões em notas fiscais falsas. Ao todo cinco empresas estão sendo investigadas por fraude fiscal em São Paulo e Alagoas.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Atlhetico-PR enfrenta o Estudiantes nesta quinta-feira

Se quiser manter viva a chance de conquistar a Libertadores pela primeira vez e levantar novamente o caneco da Copa do Brasil, o Furacão vai ter que passar por adversários difíceis.

Baixar arquivo
Educação

Superdotação: desafio é identificar pessoas com altas habilidades

O dia 10 de agosto é o dia Mundial da Superdotação. No Brasil, mais de 24 mil crianças foram identificadas como superdotadas. Mas esse número pode ser muito maior.

Baixar arquivo
Cultura

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ocorre nesta quarta-feira

A 21ª edição também marca o retorno da festa presencial, já que em 2020 e no ano passado foi realizada virtualmente por causa da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Esportes

Começa a etapa regional, de Brasília, das Paralimpíadas Escolares 2022

Etapa nacional das Paralimpíadas Escolares começa dia 23 de novembro, em São Paulo. Os estudantes podem participar de 24 modalidades como basquete em cadeiras de rodas, parabadminton e Golbol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Santa Catarina: ciclone extratropical deixa estragos em várias cidades

O fenômeno causou rajadas de vento de cerca de 90 quilômetros por hora. Algumas cidades, como a capital Florianópolis, registraram precipitação de quase 200 milímetros nas últimas 24 horas.

Baixar arquivo