logo Radioagência Nacional
Política

Ex-governador Agnelo Queiroz é condenado por improbidade administrativa

Judiciário
Baixar
Anna Luisa Praser
28/09/2017 - 15:58
Brasília

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal condenou o ex-governador Agnelo Queiroz  e o ex-administrador de Taguatinga, Anaximenes Vale dos Santos por improbidade administrativa no caso da inauguração do Centro Administrativo de Brasília.

 

O advogado do ex-governador, Paulo Guimarães, disse que vai recorrer da sentença;.

 

Agnelo teria editado um novo decreto para agilizar a concessão do habite-se do centro administrativo. Na alteração, o ex-governador teria retirado  a obrigatoriedade  de apresentar o relatório de Impacto de trânsito da região. No decreto, a construção foi classificada de interesse social, o que dá  direito à dispensa de apresentação do laudo.

 

Com a edição de novo decreto, a promotoria de justiça alertou para a impossibilidade de conceder o habite-se. Mesmo assim, no penúltimo dia de mandato, Agnelo nomeou Anaximenes para o cargo de administrador regional de Taguatinga. Em apenas um dia, o então administrador analisou  um documento de mais de 4.700 páginas e concedeu a carta de habite-se, o que permitiu a inauguração do Centrad no último dia de governo de Agnelo Queiroz.

 

Agnelo e Anaximenes foram condenados a pagar multas, que somadas chegam a R$ 1,5 milhão. Além disso, eles perderam os direitos políticos por três anos.

x