Defesa de Lula entrega passaporte do ex-presidente à Polícia Federal em São Paulo
A defesa do ex-presidente Lula entregou o passaporte dele nesta sexta-feira (26) à Polícia Federal, em São Paulo.
Isso após decisão da Justiça do Distrito Federal que proibiu o ex-presidente de sair do país.
Lula iria participar neste sábado (27)de um evento na Etiópia, país-sede da União Africana.
Ele foi convidado pela FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura, para participar do chamado Encontro de Alto Nível para falar sobre a experiência de combate à fome no Brasil e acompanhar o trabalho de combate a fome no continente Africano.
O confisco do passaporte do ex-presidente foi solicitado pelo Ministério Público Federal, que entendeu que a viagem pode trazer riscos às investigações, com uma possível fuga do país.
O porta-voz da entidade da ONU, Henrique Yeves, se pronunciou pelas redes sociais lamentando que Lula não possa compartilhar seu conhecimento sobre o tema na Cúpula da União Africana na Etiópia.
A medida cautelar foi tomada no âmbito da Operação Zelotes, onde Lula responde por suposto crime de tráfico de influência na compra de caças da Suécia pelo governo brasileiro.
Em nota, a defesa do ex-presidente disse que a viagem já estava agendada com data de retorno e foi informada ao TRF-4, tribunal que condenou Lula no caso do triplex, e que a corte não havia posto qualquer restrição a este viagem.
O advogado Cristiano Zanin diz que tomará medidas para reparar a restrição do direito de ir e vir do ex-presidente.